Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Clipping – Jornal do Comércio – Mais de 7 mil gaúchos habilitaram a CNH digital

Um mês depois de começar a ser disponibilizada no Rio Grande do Sul, a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) foi adotada por 7.098 gaúchos. O dado foi divulgado ontem pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A CNH-e é uma versão virtual da carteira de motorista, com o mesmo valor jurídico do documento impresso, e sua utilização é opcional por parte dos motoristas. O Estado foi um dos seis primeiros a adotar o documento digital no País, antecipando-se ao prazo de 1º de fevereiro, estabelecido pelo Governo Federal. Para utilizar a CNH-e, o motorista deve possuir um documento físico no novo modelo, que inclui, em sua parte interna, o QR Code, código para escaneamento em aparelhos eletrônicos.

Os condutores que ainda estão com o documento antigo e não desejam aguardar pela renovação podem pedir segunda via nas unidades do Centro de Formação de Condutores. Carteiras emitidas desde 2 de maio de 2017 já incluem o QR Code. É necessário baixar o aplicativo específico para o uso da CNH-e em dispositivos eletrônicos. Para isso, o condutor deve ter um número de celular e um endereço de e-mail cadastrados junto ao Departamento Nacional de Trânsito.

O alerta é que, embora a CNH-e seja acessível sem necessidade de conexão ativa com a internet, se o aparelho estiver descarregado ou desligado quando da fiscalização, será considerado que o condutor não está portando o documento, ficando passível de multa.