Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Clipping – Jornal do Commercio: Cartórios de Pernambuco passam a emitir certidões pela internet

Nesta segunda-feira (13), pernambuco se tornou o primeiro estado do nordeste a disponibilizar a solicitação de certidões eletônicas de nascimento, casamento e óbito no cartório mais próximo de sua casa. A novidade permite ao usuário realizar pedidos de documentos sem a necessidade de ir até o cartório onde foi feito o registro original ou pagar por serviços de despachantes para ter acesso ao documento.

O serviço está interligado com outros seis estados do país (São Paulo, Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina), o que possibilita a transmissão interestadual dos documentos entre esses estados. A meta é que até setembro deste ano todos os estados da nação estejam interligados.


Em Pernambuco, o sistema passará a operar imediatamente em 171 dos 281 Cartórios de Registro Civil do Estado.

Certidões Digitais

Além da transmissão eletrônica de certidões entre os cartórios pernambucanos e dos estados já integrados, também será disponibilizado à população a possibilidade de solicitação de certidões digitais de nascimento, casamento e óbito.

Por meio do site http://www.registrocivil.org.br , será possível ao cidadão localizar e solicitar o documento diretamente do computador, recebendo a certidão digital por e-mail.

A plataforma eletrônica de certidões permitirá ainda ao Judiciário e ao Executivo o fácil acesso à pesquisa de óbitos, visando a extinção de processos ou mesmo de benefícios irregulares pagos pela Previdência Social, além da rápida solicitação de documentos para a continuidade de processos que estão em andamento.