Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Clipping – Jornal O Tempo (MG) – Retificação de nomes tem 63 transexuais e travestis cadastrados

A perspectiva é que a conclusão do processo seja feita em até dez meses

Um mutirão para garantir a  retificação de nome para pessoas transexuais e travestis será realizado no dia 26 de julho na  Defensoria Pública de Minas Gerais das 8h às 17h. A ação que tem o apoio do Conselho Regional de Psicologia (CRP) já tem 63 pessoas cadastradas para fazer a retificação. 

“O nome é o nosso cartão de visita e ter um nome de registro com o qual a pessoa não se identifica é um impeditivo do acesso aos direitos, na medida em que a pessoa evita o contato social, deixando de frequentar a escola, postos de saúde e locais similares, o que impacta na expectativa de vida, na escolaridade, no acesso ao trabalho, entre outros”, declara o defensor público Vladimir Rodrigues da  Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH), por meio da assessoria de imprensa do órgão.

Durante o mutirão, os cadastrados  serão entrevistadas por profissionais do Núcleo Psicossocial da Defensoria Pública e do Conselho Regional de Psicologia (CRP) e vão receber orientações jurídicas. Quem se cadastrou deverá oferecer o nome e o endereço de testemunhas. Depois de fazer a conclusão dos relatórios  psicológicos vai propor a ação de retificação de registro civil.

A perspectiva é que a conclusão do processo seja feita em até dez meses.  As pessoas que não conseguiram efetuar a inscrição para o mutirão podem agendar horário para atendimento posterior, pelos telefones:(31) 3526-0405 e 3526-0406.

Serviço:


“Mutirão para retificação de nome para pessoas transexuais e travestis”
Data: 26/07/2017 – Quarta-feira
Abertura: 9 horas
Horário do mutirão: 8 às 17 horas
Local: Sede I da DPMG na Capital – Rua Guajajaras, 1707, Barro Preto, BH