Logo-Arpen-BR-Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Clipping – Nilópolis Online – Covid-19: Cartórios De Nilópolis Registram 58 Mortes A Mais Que O Boletim Oficial Do Governo Do Estado

Declarações de óbito registradas em cartório apontam 58 mortes por coronavírus a mais no município de Nilópolis do que o número divulgado oficialmente pelo governo estadual. O dado é divulgado no Portal da Transparência da Arpen (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais), que representa profissionais que atuam em cartórios de registro civil em todo o país.

Os dados apontam que, em 14 de junho, o município possuía 113 declarações de óbitos que tinham como causa a covid-19 —os atestados incluem casos confirmados e suspeitos da doença. Para a mesma data, os números fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro eram de 55 mortes.

Nas declarações de óbito, a covid-19 pode constar como causa da morte mesmo se for uma suspeita, sem ainda contar com confirmação de exames de laboratório. Se houver menção a alguma outra doença, como pneumonia, SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), insuficiência respiratória, a morte não constará no portal da Arpen como sendo pelo novo coronavírus. Os dados do portal não indicam quantas das declarações de óbito por covid-19 são por casos suspeitos ou confirmados.

Certidões de óbito podem ser retificadas caso exames, posteriormente, comprovem ou descartem o novo coronavírus como causa da morte. A Arpen, porém, diz que raramente familiares voltam ao cartório para alterar a informação.

A Secretaria de Estado de Saúde informou que “a notificação de casos e óbitos é de responsabilidade dos municípios”. A pasta também afirma que, “em conjunto com as vigilâncias municipais, realiza revisão epidemiológica de casos de maneira permanente”. A secretaria, porém, não esclarece a diferença entre o número de declarações de óbito e o de mortes anunciado oficialmente.

Já a Secretaria Municipal de Saúde informou que os cartórios registram mortes que, em exames posteriores, não confirmam a covid-19 como causa mortis, além de receberem muitos casos de municípios vizinhos.