Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Clipping – Portal O Dia (Piauí) – Iniciado há 3 anos, concurso dos cartórios terá, enfim, etapa de títulos

A Comissão de Concurso para Cartórios, coordenada pelo desembargador Fernando Carvalho Mendes, esteve reunida na manhã de hoje (14), no Tribunal de Justiça do Piauí, para definir os próximos passos do certame. Na ocasião, foi decidido que será lançado nos próximos dias o edital para que os candidatos aprovados na fase anterior possam apresentar seus títulos.

Seguindo orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os membros da comissão decidiram que só serão admitidos os títulos concluídos até a data da primeira publicação do edital de abertura do concurso, ou seja, os adquiridos até julho de 2013. Dessa forma, não foi estipulada uma limitação quantitativa, mas apenas temporal dos títulos.

A comissão do concurso é formada por representantes do TJ-PI, da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí, do Ministério Público, além de magistrados e tabeliães.

“A atual gestão da OAB atuou junto ao Tribunal e ao CNJ para destravar o concurso, que se arrasta há três anos. É um dos concursos de cartório mais longo do Brasil”, destacou o representante da OAB-PI na Comissão, Renato Catunda, acrescentando que a partir de agora o TJ/PI notificará a CESPE para que convoque os candidatos para apresentação dos títulos.

Também esteve presente à reunião, o advogado Chico Lucas, presidente da Seccional, diz estar confiante na conclusão do concurso, que ele considera uma necessidade para o Estado. “A população piauiense precisa desses concursados para que os serviços possam ser prestados com mais qualidade. Nesse sentido, a OAB quer que o concurso finalize dentro da mais absoluta lisura”, afirma o presidente da OAB.