O portal de Transparência do Registro Civil Brasileiro, (transparencia.registrocivil.org.br/especial-covid) desenvolvido para disponibilizar ao cidadão informações e dados estatísticos sobre nascimentos, casamentos e óbitos, entre outros conteúdos, aponta nesta segunda-feira, que 32.763 pessoas morrem do dia 16 de março, até este dia 8 de junho, em todas cidades Brasileiras de Covid conforme os registros de óbitos.
Segundo o site, a atualização permanente do número de registros de óbitos em meio a pandemia da Covid-19 é uma iniciativa dos Cartórios de Registro Civil do Brasil, que desta forma reforçam seu compromisso de transparência com a sociedade, em cumprimento à portaria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que também incluiu a pandemia pelo novo coronavírus no Observatório Nacional de Questões Ambientais, Econômicas e Sociais de Alta Complexidade, de Grande Impacto e Repercussão, formado conjuntamente pelo CNJ e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Ainda segundo informações obtidas no site, o dia que teve maior registro foi em 26 de maio com 1112. Já o dia com maior numero de óbitos, foi em 14 de maio com 831.
A atualização do Portal da Transparência pelos registros de óbitos lavrados pelos Cartórios de Registro Civil obedece a prazos legais.
A família tem até 24h após o falecimento para registrar o óbito em Cartório que, por sua vez, tem até cinco dias para efetuar o registro de óbito, e depois até oito dias para enviar o ato feito à Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), que atualiza esta plataforma.