Implantado em 1º de dezembro do ano passado, a emissão de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) junto com a certidão de nascimento nos cartórios de registro civil superou a marca de um milhão no último 31 de outubro deste ano, segundo informações da Receita Federal do Brasil (RFB). O serviço começou por meio de convênio entre a Receita e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen).
Nesse período em Rondônia, já foram emitidos 16.902 CPFs em certidões de nascimento. Na 2ª Região Fiscal que engloba os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima atingiu um total de 48.781 emissões no período.
O serviço já está em funcionamento em 3.954 cartórios em todo o país. Os dados do recém-nascido ou da pessoa a ser registrada são inseridos e validados junto à base da RFB de forma on-line e, imediatamente, o número do CPF é gerado e impresso na certidão de nascimento.
Conforme a Receita, além de ser gratuito, proporciona comodidade ao cidadão que, obtém em um só lugar e por solicitação única, dois documentos indispensáveis ao exercício da cidadania e ainda o novo serviço reduz riscos de fraudes e de problemas causados por homônimos.
Ademais, o serviço atende demanda da população mais carente, que necessita do número de inscrição no CPF para que seus filhos tenham acesso aos benefícios sociais proporcionados pelo poder público, informa a Delegacia da Receita Federal em Porto Velho.