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CNJ – Balcão Virtual: Judiciário de Alagoas institui atendimento ao público por WhatsApp

Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) implantou, na última sexta-feira (12/3), o Balcão Virtual para garantir atendimento imediato ao público em todas as unidades judiciárias. O Balcão tem como principal plataforma o aplicativo WhatsApp, para chamadas de vídeo.

Os números do Balcão já estão disponíveis no endereço www.tjal.jus.br/balcaovirtual. Ligações por voz podem ser realizadas quando houver dificuldades técnicas para a videoconferência. Na hipótese de ser inviável tanto chamadas de vídeo quanto de voz, o servidor ou servidora designada deve responder por meio de mensagens de vídeo, voz ou texto, em tempo razoável.

O serviço funciona durante o horário de atendimento ao público, de forma similar ao atendimento presencial, inclusive durante os plantões judiciários. O Balcão Virtual não substitui os sistemas de processos eletrônicos do Tribunal, sendo vedado seu uso para o protocolo de petições.

Benefícios

“Os benefícios são diversos. Vão desde a desnecessidade de locomoção física, até a qualidade do atendimento”, observa o presidente do TJAL, Klever Loureiro. “Imaginar que, dentro de uma situação de recolhimento social, o jurisdicionado poderá ter esse atendimento telepresencial, é algo que deve ser comemorado, pois traz eficaz contribuição ao combate da pandemia, além de modernizar o serviço do Tribunal”, destacou. “É claro que essa modalidade de atendimento poderá sofrer modificações, até porque é inédita e será testada durante o uso. No entanto, acredito que veio para ficar.”

Para o corregedor-geral de Justiça, Fábio Bittencourt, o Balcão Virtual não será útil apenas durante a pandemia da Covid-19. “É uma ferramenta que terá grande utilidade neste período de distanciamento social, não obstante, também poderá ser utilizado em momento posterior, representando mais um passo na crescente digitalização das atividades do Poder Judiciário, sempre em busca de melhor atender à população alagoana.”

O juiz Anderson Passos, auxiliar da Corregedoria e membro do Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, destaca que o Judiciário de Alagoas “está completamente equipado” para o funcionamento do Balcão Virtual. “As unidades judiciárias receberam telefones celulares funcionais para que possam atender as chamadas. Todas as unidades já estão em condições.”

Fonte: CNJ