Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

CNJ lança infográficos sobre a emissão de documentos civis e contratação de pessoas egressas

Iniciativa faz parte do Programa Fazendo Justiça, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) 

 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou infográficos sobre a emissão de documentos civis e a contratação de pessoas egressas, elaborados por meio do Programa Fazendo Justiça, no âmbito da Ação Nacional de Identificação Civil e Emissão de Documentos para Pessoas Privadas de Liberdade.

 

A Ação tem o objetivo de garantir às pessoas em situação de privação de liberdade a emissão de documentos básicos que permitam o acesso a políticas públicas importantes para a retomada da vida em sociedade.  

 

O CNJ oferta qualificação para os servidores do Executivo e do Judiciário, bem como para os profissionais das entidades parceiras que operam sistemas e realizam procedimentos de identificação e emissão de documentação civil para a população privada de liberdade.

 

Desta forma, os infográficos têm o objetivo de detalhar o fluxo e os procedimentos de forma didática e informativa. Também foi produzido infográfico com esclarecimentos sobre a contratação de pessoas egressas do sistema prisional.   

 

Ação no Paraná

 

No Paraná, a Ação de Identificação Civil e Emissão de Documentos às Pessoas Privadas de Liberdade do Estado foi lançada no dia 26 de maio de 2023. A ação conta, localmente, com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) e é implementada através do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF/PR).  

 

Confira o infográfico Certidão de Nascimento

Confira o infográfico CPF

Confira o infográfico Alistamento Eleitoral

Confira o infográfico Contratação de Pessoas