Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Projeto social já oficializou gratuitamente mais de cinco mil casamentos no Paraná

Celebrar o dia do casamento e oficializar a união perante a sociedade se tornou realidade para mais de cinco mil casais de comunidades paranaenses. Desde outubro de 2014, o sonho que parecia estar distante, foi possibilitado pelo “Dia do Sim”, promovido pelo projeto “Irpen na Comunidade”, que já oficializou 5.050 casamentos de forma coletiva e gratuita no Estado. O programa é realizado pelo Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR) em parceria com a Associação de Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR) e o Fundo de Apoio ao Registro Civil de Pessoas Naturais (Funarpen). 

De acordo com o presidente do Irpen-PR e diretor de Registros de Títulos e Documentos da Anoreg-PR, Arion Toledo Cavalheiro Júnior, o projeto social facilita o acesso à cidadania, prestando serviços gratuitamente às regiões mais afastadas do Estado. “Praticamente 100% dessas celebrações realizadas são conversões de união estável em casamento. São pessoas que já vivem juntas e buscam regularizar a situação”, explica. 

A cerimônia ecumênica, com direito a muitas fotos e festa, já passou por municípios paranaenses como Mangueirinha, Irati, Lapa, Rebouças, Rio Azul, Rio Negro, Morretes, São Mateus do Sul, entre outros. Para 2017, já estão previstas no cronograma ações nas cidades de Alto Paraíso, Xambrê, Rio Bonito, Iporã, Vila Nilza, Cafezal do Sul, Quarto Centenário, Goioerê e Juranda.

“Irpen na Comunidade” 

O Projeto “Irpen na Comunidade – Celebrando e Distribuindo Cidadania” foi criado com o objetivo de facilitar o acesso da população a serviços como registros de nascimentos e oficialização de casamentos, atos importantes para garantir o respeito à cidadania. Até o momento, milhares de quilômetros já foram percorridos no estado, pelos cartórios móveis, com mutirões que prestam serviços às comunidades mais afastadas do Paraná, incluindo a população indígena e litorânea.