Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Corregedores da Justiça brasileira se reúnem em Salvador

Com um discurso integrador, a corregedora nacional da Justiça, Nancy Andrighi, abriu ontem (12) o 67º Encontro de Corregedores dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge), em Salvador, e defendeu a efetiva participação das corregedorias no estabelecimento das metas do Judiciário. O corregedor-geral da Justiça paulista, desembargador Hamilton Elliot Akel, e o desembargador Carlos Teixeira Leite, que auxilia a Corregedoria Nacional, participam do evento cujo tema é “Desafios e perspectivas para uma Justiça célere e acolhedora”.

A ministra exaltou a participação dos corregedores no Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado no início da semana (10 e 11) em Florianópolis, mas criticou o modelo de estabelecimento das metas nacionais do Judiciário, que, para ela, deveriam estar alinhadas com a realidade de cada estado. Nancy Andrighi destacou que em sua gestão não faltarão esforços para que os corregedores dos estados sejam ouvidos na elaboração das próximas metas.

A presidente do Colégio de Corregedores, desembargadora Nelma Sarney, afirmou que o problema da Justiça brasileira não está apenas no Judiciário. Ela defende a integração dos órgãos que compõem o Sistema de Justiça (Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil) para buscarem soluções conjuntas.

O 67º Encoge segue até amanhã. Entre os temas debatidos hoje estavam a Justiça Restaurativa, a celeridade e a concessão de garantias de medidas protetivas a vítimas de violência doméstica contra a mulher, execução penal e serventias extrajudiciais. Para esta sexta-feira estão na pauta a área da Infância e da Juventude, adoção internacional e gestão de cartórios. O encontro conta também com a participação de juízes assessores das corregedorias.