A Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí realizou na última semana as primeiras corrições com utilização do novo Sistema Correição/RMA (Registro de Atividade Mensal) no interior. As unidades judiciárias que passaram por correição foram a 2ª Vara Cível de Parnaíba e a Vara Única de Luís Correia. A magistrada Melissa Pessoa, juíza auxiliar da Corregedoria, presidiu as atividades.
Correição/RMA é o sistema responsável pela consolidação dos dados de produtividade e dos indicadores da Corregedoria Geral, constituindo-se também como ferramenta de execução e base de registro dos trabalhos relativos aos procedimentos de correição ordinária e extraordinária.
As correições têm como objetivo verificar a regularidade dos serviços judiciários. Nas duas unidades citadas, a equipe da CGJ-PI realizou a correição de mais de 9 mil processos. Ao final da atividade, verificou-se que foi dado encaminhamento a mais de 100 processos, além de estabelecidos prazos para cumprimento de metas firmadas na correição. Durante o procedimento, também foram avaliados os desempenhos das varas em relação ao cumprimento das Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Segundo o Provimento nº 22/2014, da CJG-PI, o órgão deve realizar ao menos 10 correições gerais por ano. Com as correições na 2ª Vara Cível de Parnaíba e na Vara Única de Luís Correia, o número de unidades que passaram por este procedimento em 2016 chegou a sete.