O auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins foi palco, na noite desta quarta-feira (14/8), de uma honrosa homenagem a 130 registradores, registradoras, tabeliães e tabeliãs tocantinenses, que ao longo de 30 anos ou mais se dedicaram ao serviço público notarial e registral. A homenagem foi entregue durante a abertura do 1º Encontro Estadual dos Registradores e Tabeliães das Serventias Extrajudiciais e a Corregedoria Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS).
Ao receber a placa de homenagem, a delegatária do Registro Civil das Pessoas Naturais de Vila Quixaba (Distrito de Peixe), Luciene Luzia de Paula Dias, não conteve as lágrimas. “Emocionante, são muitos momentos de dedicação e é um orgulho muito grande fazer parte dessa família. Essa homenagem me fez lembrar do meu avó, Vitorino Carlos Ramalho, que foi minha inspiração. Se estou aqui hoje, agradeço a ele. Lá no cartório de Peixe, onde ele trabalhou até aposentar, tem documentos de 1809, e tudo isso me encantava. Então, hoje é um dia muito especial”, disse.
Com muitas histórias para compartilhar a partir das incontáveis assinaturas que validaram sonhos e impactaram vidas, delegatários como Ana de Queiroz Cavalcante, de Peixe, ressaltou que o momento foi de agradecimento e retrospectiva. “Comecei minha jornada em cartório em 1969, em 1988 fiz o concurso e fiquei em 1º lugar; escolhi ir para Peixe, minha cidade natal. Essa homenagem é muito gratificante por todos esses anos de trabalho ao extrajudicial”, afirmou.
Momento de reconhecimento e emoção também para o delegatário Altino de Paula e Silva, que há 34 anos dedica-se ao Cartório de Registro de Imóveis de Nova Rosalândia como tabelião e registrador. “Não foi fácil chegar aqui, foram dias e noites de estudo e dedicação; a concorrência nos concursos é grande, mas no final foi gratificante, fiquei em primeiro lugar. E essa homenagem é uma honra”, afirmou.
Reconhecimento
A homenagem a todos os delegatários que exercem, por 30 anos ou mais, a titularidade dos serviços extrajudiciais no Tocantins é o reconhecimento do Poder Judiciário ao esforço e dedicação de quem, a cada documento registrado, a cada ato lavrado ou assinatura atestada, contribuiu para a promoção de um serviço de qualidade ao cidadão, com integridade e segurança jurídica.
“O trabalho realizado pelos cartórios é essencial, de extrema relevância, e a Corregedoria reconhece e valoriza o empenho incansável que cada um de vocês dedica para servir à comunidade com excelência. É profundamente gratificante ver o esforço de todos ser celebrado aqui hoje”, destacou a corregedora-geral da Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, durante a solenidade.
O juiz auxiliar dos Serviços Notariais e de Registro da Corregedoria, Esmar Custódio Vêncio Filho, também reforçou a contribuição dos delegatários homenageados ao longo dos anos. “Os cartórios têm um histórico da vida de todos, uma importância muito grande dentro da sociedade. E a qualidade do trabalho que desempenham reflete no usuário e no mais importante que vocês fazem, que é a segurança jurídica”, disse.
“Eu recebo com muita alegria essa homenagem, dizer que 30 anos é uma vida, na verdade, dentro daquela serventia, prestando serviço à comunidade. Gostaria de parabenizar a Corregedoria e a todas as pessoas que idealizaram esse projeto, porque isso para nós é um honroso reconhecimento por todo o serviço prestado à comunidade’, compartilhou o delegatário da Serventia de Registro de Imóveis de Lagoa da Confusão, Leôncio Lino.
Confira os homenageados: AQUI
Fonte: TJTO