Logo-Arpen-BR-Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Debate sobre o livro “Novas formas de amar” abre último dia de palestras do Conarci 2022

A psicóloga Regina Navarro Lins faz reflexões sobre novos tipos de relacionamentos amorosos

 

Novas tecnologias, novas formas de organização social, novos modos de encarar as relações. Tudo isso interfere na maneira como as pessoas encaram amor e sexo e é sobre isso que a psicanalista Regina Navarro Lins fala em seu livro “Novas formas de amar”.

 

O 12º livro da autora virou tema de palestra no XXVIII Congresso Nacional de Registro Civil (Conarci2022), que será realizado nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2022, em São Paulo.

 

Com 30 anos de consultório, a consultora do programa Amor & Sexo, da TV Globo, colunista do programa Em Pauta, da Globo News, e escritora de um blog no UOL, discute as novas formas de amar. Regina relata inúmeros casos reais, faz reflexões importantes e até apresenta o que há de mais novo nessa procura pelo prazer.

 

Para a psicanalista, as alternativas modernas não se limitam à variedade de parceiros. E existe cada vez mais espaço para uniões nada ortodoxas, como o poliamor. Ela apresenta o amor como uma construção social e aponta que o amor romântico tem como características básicas ser calcado na idealização, atribuir ao outro características que ele não possui e acabar se ressentindo quando o parceiro mostra ser quem é.

 

A escritora sustenta que a monogamia prega que dois vão se transformar em um só e que quem ama não tem desejo por mais ninguém.  No entanto, este cenário vem mudando entre os casais, que estão questionando esse tipo de relacionamento, buscando cada vez mais a individualidade. Isso, de acordo com Navarro, bate de frente com o amor romântico, que vai saindo de cena, dando espaço a novas formas de amar, como as relações abertas.

 

O debate abre o último dia do Conarci 2022, no sábado (15), às 9h30. Garanta já a sua participação no maior congresso do Registro Civil brasileiro clicando aqui.

 

Fonte: Assessoria de comunicação da Arpen-Brasil