Os integrantes do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, na sessão plenária de hoje (3), por unanimidade, acolheram os ofícios da ministra Nancy Andrighi, que solicitou a colaboração dos desembargadores Ricardo Henry Marques Dip e Carlos Teixeira Leite Filho para atuarem na Corregedoria Nacional de Justiça. A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nancy Andrighi tomou posse no último dia 26 como corregedora nacional de Justiça e ocupará o cargo pelos próximos dois anos.
Ricardo Henry Marques Dip – Formado pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo é desembargador desde 2005 e magistrado de carreira desde 1979. Foi juiz do Tribunal de Alçada Criminal (a partir de 1994) e presidente da Turma Especial de Direito Público do TJSP, supervisor da Biblioteca da Corte e secretário-geral da Escola Paulista da Magistratura,. Atuou na 1ª Vara de Registros Públicos de São Paulo e foi assessor da Corregedoria Geral da Justiça, na área dos Registros Públicos (1986-1987) e (1991-1992). É professor-assistente na EPM, com atuação preferente na área do Direito Registral e Notarial, área em que tem vários livros e artigos, além de participação em muitos congressos, internacionais inclusive (assim, os de Moscou, Morélia, Lisboa e Coimbra). Atualmente, integra a 11ª Câmara de Direito Público e preside a Banca do 185º Concurso de Provas e Títulos para Ingresso na Magistratura do Estado de São Paulo.
Carlos Teixeira Leite Filho – Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo é desembargador desde 2005 e magistrado de carreira desde 1982. Exerceu as funções administrativas de juiz auxiliar da Presidência do TJSP (1994); diretor do fórum de Pinheiros (94 a 98); assessor da Presidência do TRE SP (2002/2003) e assessor e coordenador do Gabinete da Corregedoria Geral da Justiça (2004 até a promoção a desembargador). No TJSP, integrou Comissão de Estudos e Orientação para Juízes do Interior (Direito de Família), sob a coordenação do CGJ e por indicação do OE, a de Estudos de Elevação de Entrâncias; foi presidente da Comissão de Imprensa e Comunicação (2010/2011) e foi indicado para lista tríplice para o cargo de ministro (STJ) em 2011. Atualmente, integra a 4ª Câmara de Direito Privado e a 1ª Cãmara de Direito Empresarial.