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DOU - PORTARIA GM/MS Nº 1.764, DE 29 DE JULHO DE 2021 - Arpen Brasil - Saiba Mais

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DOU – PORTARIA GM/MS Nº 1.764, DE 29 DE JULHO DE 2021


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DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO 

 

Publicado em: 30/07/2021 | Edição: 143 | Seção: 1 | Página: 77 

 

Órgão: Ministério da Saúde/Gabinete do Ministro 

 

Institui a Rede Nacional de Serviços de Verificação de Óbito e Esclarecimento da Causa Mortis (RNSVO). 

 

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, resolve: 

 

Art. 1º Fica alterada a Portaria de Consolidação GM/MS nº 5, de 28 de setembro de 2017, para instituir a Rede Nacional de Serviços de Verificação de Óbito e Esclarecimento da Causa Mortis (RNSVO). 

 

Art. 2º O Capítulo XII do Título I da Portaria de Consolidação GM/MS nº 5, de 28 de setembro de 2017, passa a vigorar com a seguinte redação: 

 

“Seção I -A 

 

Da Rede Nacional de Serviços de Verificação de Óbito e Esclarecimento da Causa Mortis” (NR)” 

 

“Art. 324-A. Fica instituída a Rede Nacional de Serviços de Verificação de Óbito e Esclarecimento da Causa Mortis (RNSVO), integrante do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE). 

 

Parágrafo único. A RNSVO é composta pelos Serviços de Verificação de Óbito e Esclarecimento da Causa Mortis (SVO) instituídos nos municípios, estados e no Distrito Federal. 

 

Art. 324-B. A RNSVO tem como finalidade: 

 

I – promover a qualificação e a melhoria dos dados e informações, no âmbito dos Estados, Distrito Federal e Municípios, sobre o esclarecimento da causa mortis de todos os óbitos sem elucidação diagnóstica, inclusive nos casos de morte natural com ou sem assistência médica; 

 

II – fortalecer a integração e qualificação dos dados e informações sobre mortalidade no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, por meio do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM); 

 

III – promover a integração dos SVOs que compõem a RNSVO, por meio do compartilhamento de informações e da capacitação dos médicos e técnicos que atuam nos referidos serviços; e 

 

IV – subsidiar a definição e implementação de políticas de saúde. 

 

Parágrafo único. O SVO deve priorizar o esclarecimento da causa mortis de casos de interesse da vigilância epidemiológica e óbitos suspeitos de causa de notificação compulsória ou de agravo inusitado à saúde. 

 

Art. 324-C. Os SVOs deverão executar as seguintes funções: 

 

I – realizar autópsia para o esclarecimento da causa mortis natural com ou sem assistência médica, sem elucidação diagnóstica, incluindo os casos encaminhados pelo Instituto Médico Legal (IML); 

 

II – transferir ao IML os casos: 

 

  1. a) confirmados ou suspeitos de morte por causas externas, verificados antes ou no decorrer da autópsia; e

 

  1. b) em estado avançado de decomposição.

 

III – comunicar ao órgão municipal competente os casos de corpos não identificados ou não-reclamados, após a realização da autópsia, para que seja emitida a Declaração de Óbito, realizado o registro civil e o sepultamento; 

 

IV – notificar os óbitos suspeitos de causa de notificação compulsória ou de agravo inusitado à saúde aos órgãos estaduais e municipais de vigilância epidemiológica; 

 

V – garantir a emissão das Declarações de Óbito dos cadáveres examinados no serviço, por profissionais médicos da instituição ou contratados para este fim; 

 

VI – encaminhar, mensalmente, ao gestor local do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM): 

 

  1. a) lista de autópsias realizadas;

 

  1. b) cópias das Declarações de Óbito emitidas na instituição; e

 

  1. c) atualização das informações constantes da Declaração de Óbito, quando for o caso.

 

Art. 324-D. Para integrar a RNSVO, os SVOs deverão atender às seguintes obrigações, entre outras: 

 

I – funcionar diariamente e de modo ininterrupto, para a recepção de corpos; 

 

II – cumprir a legislação sanitária vigente; 

 

III – adotar as medidas de biossegurança pertinentes para garantir a saúde dos trabalhadores e usuários do serviço; e 

 

IV – contar com serviço próprio de remoção de cadáver ou com serviço de remoção contratado ou conveniado, para viabilizar o atendimento e o cumprimento das competências estabelecidas no art. 324-C. 

 

Art. 324-E. A responsabilidade técnica do SVO deve ser exercida por médico regularmente inscrito no Conselho Regional de Medicina do Estado onde o SVO for implantado. 

 

  • 1º A responsabilidade de trata caput será exercida preferencialmente por médico patologista.

 

  • 2º Os exames necroscópicos só poderão ser realizados nas dependências dos SVO e por médico patologista.

 

  • 3º Os exames histopatológicos, hematológicos, bioquímicos, de microbiologia, toxicológicos, sorológicos eimuno-histoquímicos, poderão ser realizados fora das dependências dosSVOs, em laboratórios públicos ou privados, legalmente registrados no órgão de vigilância sanitária competente e nos conselhos regionais de profissionais do respectivo estado ou Distrito Federal. 

 

  • 4º Nos casos previstos no § 3º, o laboratório estará submetido às normas técnicas e éticas vigentes, observado os sigilos legais.

 

  • 5º Caberá ao médico do SVO a emissão da Declaração de Óbito nas autópsias a que proceder.

 

Art. 324-F. A criação de SVO dependerá de pactuação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), observadas as seguintes localidades prioritárias para implantação: 

 

I – capitais ou Distrito Federal; 

 

II – regiões de fronteira; 

 

III – municípios com faculdade de medicina ou município circunvizinhos; 

 

IV – municípios com alta proporção de óbitos com a causa básica mal definida ou com alta ocorrência domiciliar; 

 

V – municípios com alta taxa de mortalidade infantil; e 

 

VI – municípios com elevada ocorrência de óbito materno ou de mulher em idade fértil. 

 

Art. 324-G. As secretarias de saúde dos estados, municípios e Distrito Federal poderão celebrar acordo ou convênio com instituição pública de ensino superior, instituições filantrópicas, Secretaria de Segurança Pública ou equivalente para a execução das funções do SVO. 

 

Art. 324-H. A área de abrangência do SVO deverá ser pactuada na CIB, podendo contemplar o território de um município ou mesmo de um grupo de municípios de uma ou mais regiões de saúde. 

 

Parágrafo único. A gestão do SVO poderá ser municipal, estadual ou do Distrito Federal, gerenciado pela respectiva Secretaria de Saúde. 

 

Art. 324-I. A integração à RNSVO está condicionada à solicitação formal à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) pelo Gestor Municipal, Estadual ou do Distrito Federal, a depender da gestão do SVO. 

 

  • 1º Os critérios para integração à RNSVO serão definidos em ato específico do Secretário de Vigilância em Saúde.

 

  • 2º A solicitação de que dispõe o caput será avaliada pela Coordenação-Geral de Informações e Análises Epidemiológicas do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância das Doenças Não Transmissíveis (CGIAE/DASNT/SVS).

 

Art. 324-J. Compete à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) a adoção das medidas e procedimentos necessários para o pleno funcionamento e efetividade da RNSVO.” (NR) 

 

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. 

 

MARCELO ANTÔNIO CARTAXO QUEIROGA LOPES 

 

Fonte: Governo Federal