Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Estado do Amazonas inicia emissão de CPF na certidão de nascimento

Manaus (AM) - O Estado do Amazonas deu início à emissão do Cadastro de Pessoas Física (CPF) diretamente na certidão de nascimento por meio de convênio com a Central de Informações do Registro Civil (CRC). Além de ser o primeiro cartório a emitir o CPF no Amazonas, Manaus também foi a primeira Capital do Norte do País a oferecer este serviço.

A primeira emissão aconteceu na sexta-feira (04.12), no 8º Registro Civil de Manaus (AM), e o lançamento oficial à imprensa foi realizado nesta quarta-feira (09.12) no mesmo cartório, com a participação da Oficiala Juliana Follmer, vice-presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen-AM), e do delegado da Receita Federal em Manaus, Leonardo Frota.
O evento contou com ampla cobertura dos veículos de comunicação do Estado, com a presença no lançamento da TV Record, SBT e Brasil, que destacaram em sua programação a novidade proporcionada à população.
 

Frota ressaltou que considera este convênio com os cartórios “dos mais relevantes dos últimos tempos, por seu valor inestimável para o acesso à cidadania”. O delegado também ressaltou que “o CPF sendo emitido diretamente no nascimento diminui a chance de fraudes”.

Juliana Follmer também destacou a importância da iniciativa. “Estamos facilitando a vida da população, economizando tempo, deslocamento e gastos, além de tornar a emissão do documento mais segura”, explicou a registradora, que por enquanto é a única a implantar o projeto piloto no Estado.