Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Exposição comemora os 100 anos do Registro Civil de Capinzal (SC)

O Cartório do Registro Civil de Capinzal completou 100 anos de atividade no dia 24/04/2015. Fundado em 22 de abril de 1915, quando Capinzal foi elevado a condição de distrito, o órgão é responsável pelos registros de nascimentos, casamentos e óbitos e por zelar por um vasto acerco histórico.

Com o intuito de divulgar esta data histórica, bem como comemorar o centenário do Cartório a titular Senira Teresinha Favero Cicconet, com ajuda de seus funcionários, organizou uma exposição dos primeiros registros lavrados na serventia.

Foram apresentados à comunidade Capinzalense os livros de registro mais antigos bem como objetos usados para os registros da época e algumas ações que o cartório desempenha como serviço à comunidade.

Além disso, a equipe reuniu informações importantes sobre os serviços prestados pelo cartório para conhecimento da população. Até o final do ano, um painel dos primeiros registros afixado no interior da serventia está disponível aos usuários.

Também em comemoração ao centenário, todos os bebês nascidos no mês de abril receberam uma toalhinha comemorativa. Os pais dos bebês nascidos no dia em que foi lavrado o primeiro registro do Cartório, ou seja 24/04, receberam das mãos da oficial um kit com itens de uso do bebê, além da toalhinha. Foram dois os bebês que nasceram no dia do centenário, um menino e uma menina.

 

História

 O primeiro registro de nascimento feito em Capinzal foi de Ovídio Antunes Primo, filho de Amantino Antunes Primo e Silvalina Antunes da Silva, em 24 de abril de 1915. Anteriormente a essa data, as crianças nascidas na chamada Vila Rio Capinzal eram registradas em Campos Novos.

Saldino Adauto Rodrigues foi o primeiro escrivão. Depois dele, a titularidade passou pelas mãos de Otto Luiz Rogge, Pedro de Souza Marques, Gonçalves Petry, Martinho Chaves, Chame Sebastiana Zoccoli e Ruth Luiza Bareta Dambros. Atualmente está sob a coordenação de Senira Teresinha Favero Cicconet. 

Todos os anos, são recebidas visitas de escolas, com crianças na faixa etária de 7 a 9 anos que estão estudando os primeiros documentos do cidadão. Só em 2015 foram mais de 300 crianças recebidas, além de alunos da Educação de Jovens e Adultos.

A oficial destaca a importância do bom atendimento ao cliente e ressalta que “o trabalho deve ser sempre aprimorado para que os direitos do cidadão sejam assegurados da melhor forma possível, sendo para tanto o cartório um órgão que deve estar sempre disponível para auxiliar o cidadão neste processo com vista sempre ao principio da legalidade”.

O Cartório de Registro Civil, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Capinzal está situado à Rua Carmelo Zoccoli, nº 150, Centro, Capinzal-SC, e ainda disponível pelo telefone 49-35553020, email [email protected].