Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Fato Online: Cartórios de Registro do DF emitem CPF para recém-nascidos

A partir desta quinta-feira (3), os cartórios de Registro Civil do Distrito Federal lançam o serviço de emissão de CPF para recém-nascidos diretamente nas certidões de nascimento. O primeiro registro de nascimento com CPF, no DF, foi feito às 11h desta quinta-feira, no cartório do 2º Ofício de Registro Civil.

O procedimento é simples: o número do CPF é gerado pelo site da receita e já sai com a inscrição na Certidão de Nascimento. No primeiro cartório que começou a realizar o procedimento no DF, já foram mais de 15 certidões de nascimento emitidas até o momento. A nova regra surpreendeu os pais que estiveram no local. “Ninguém estava esperando, não sabiam da mudança, mas os pais aprovaram a novidade. Eles não precisam mais pagar as taxas e nem ir a outro lugar tirar o documento”, contou a escrevente do cartório do 2º Ofício de Registro Civil, Tania Ribeiro.  

Além da comodidade e gratuidade do serviço, ele ajudará na prevenção de fraudes e de problemas causados por homônimos. Esta emissão atende demanda da população mais carente, que necessita do número para que seus filhos tenham acesso aos benefícios sociais proporcionados pelo Poder Público.

Os cartórios de Registro Civil do DF estão em todos os hospitais públicos que têm maternidade e registram gratuitamente 4.900 nascimentos por mês. A previsão da receita federal é que até 2016 o serviço esteja disponível em todos os cartórios do País. O projeto, pioneiro no país, funciona, inicialmente, nos cartórios de registro civil dos estados de SP, RJ, MG, PE, ES e SE, além do Distrito Federal.