Logo-Arpen-BR-Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

G1: Cartórios do DF passam a emitir CPF junto com a certidão de nascimento

A partir desta quinta-feira (3), recém-nascidos registrados no Distrito Federal passam a receber gratuitamente o Cadastro de Pessoa Física (CPF), impresso diretamente na certidão de nascimento. Até agora, a emissão do CPF custava R$ 7 e gerava outro documento.

O primeiro registro integrado deve ser feito às 11h no cartório do 2º Ofício de Registro Civil, na 504 Sul. A partir daí, o projeto se estende a todos os cartórios ainda em dezembro, segundo a Associação dos Notários e Registradores (Anoreg-DF). A iniciativa é feita em parceria com a Receita Federal.

Os órgãos afirmam que a emissão imediata do CPF era uma demanda da população mais carente, que precisa do registro para garantir acesso dos filhos a programas sociais do governo. Para outras famílias, o CPF dos bebês também é importante para a abertura de contas-poupança e a inscrição em planos de saúde, por exemplo.

Nesta terça (1º), os cartórios do Rio de Janeiro e de São Paulo também começaram a adotar o CPF gratuito e incorporado à certidão de nascimento. Segundo a Receita, a nova certidão é mais segura e permite o cadastro da filiação independemente do gênero dos pais (ou mães).