Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

IBDFAM – Número de adoções cai e reintegração aumenta no Distrito Federal

A Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal – VIJ-DF divulgou que mais crianças e adolescentes retornaram para suas famílias de origem. O aumento das reintegrações familiares veio aliado à redução nos números de adoções. Cerca de 170 jovens foram reintegrados e 65 crianças e adolescentes ganharam uma nova família em 2020. As estatísticas de 2019 contabilizavam 71 adoções e 123 reintegrações.

Um dos motivos para a queda no número de adoções, segundo eles, é a falta de compatibilidade de perfis. Enquanto há 123 crianças e adolescentes que aguardam por um novo lar em 2021, o número de famílias na fila da adoção é de 586. No entanto, 88% dos pretendentes do Distrito Federal desejam adotar crianças com idade entre 0 e 5 anos e menos de 10% dos acolhidos se enquadram nesse perfil.

Para reduzir essa disparidade, a VIJ-DF sugere aos pretendentes perfis semelhantes aos que indicaram. O trabalho de conscientização e incentivo à adoção fora do perfil também é feito durante o Programa de Preparação para Adoção e o transcurso processual.