Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Inaugurada Unidade Interligada de Registro Civil das Pessoas Naturais na Santa Casa de Misericórdia no RS

Na manhã da última quarta-feira (1/10) foi inaugurada a Unidade Interligada de Registro Civil das Pessoas Naturais na Santa Casa de Misericórdia, a qual busca atender a comunidade santanense permitindo, exclusivamente, que os recém-nascidos já saiam com sua certidão de nascimento do hospital.

Estiveram presentes a Juíza de Direito Dra. Carine Labres, a Promotora Dra. Rosi Barreto, o representante do Poder Legislativo Vereador Gilbert Gisler, equipe diretiva do hospital representada pelo Diretor Geral Adolfo Ferreira, o Provedor Dr. Carlos Vieira e o coordenador de programas sociais Carlos Evangelista, bem como os integrantes da equipe do cartório: a Oficiala Registradora Rivania Franz, Silvana Santana, Jaine Ribeiro e Mateus Rodrigues.

Conforme a Oficiala Registradora, Rivania Franz, “estamos felizes porque de alguma forma é um avanço para a cidade, beneficiando a comunidade em sí”, também relata que a presença do cartório no hospital evita o registro tardio, em virtude das pessoas possuírem dificuldade em retornar para efetuar o registro.

Referente ao cartório inaugurado na Santa Casa, a Juíza Dra. Carine Labres ressalta “tem por objetivo prevenir adoções irregulares, aqueles registros de crianças no nome de pessoas que não são os verdadeiros pais, prevenindo a venda de crianças e contribuindo para a imagem do hospital e de Livramento em relação às estatísticas de nascimentos de crianças no Município”, complementa.

PRIMEIROS REGISTROS

As 10h do dia 29 de setembro de 2014 nasceu, na Santa Casa de Misericórdia, aquele que viria a ser o primeiro recém-nascido a ser registrado na Unidade Interligada do Cartório na Maternidade do hospital.

Na manhã do dia 1° de outubro, a mãe Angela da Silva Cruz e o pai Carlos Glenio Alves de Vargas, registraram seu filho Bernardo Cruz de Vargas, oficializando o primeiro registro de nascimento na Unidade Interligada de Registro Civil das Pessoas Naturais.

De acordo com Carlos Glenio Alves Villanustre, pai de Bernardo, “ótima iniciativa e muito relevante, pois o bebê já sai registrado e não precisamos ter essa preocupação depois”, conclui.

O segundo registro do dia foi em dose dupla, dos gêmeos Enzo Rodrigues Villanustre e Martin Rodrigues Villanustre, filhos de Ana Paula da Costa Rodrigues e Carlos Andres Villanustre Guedes. 

Até o fim do horário de funcionamento do cartório foram registrados seis recém-nascidos na nova Unidade, os mesmos nasceram nos dias 29 e 30 de setembro.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta-feira
Manhã: 10h30 às 12h
Tarde: 13h às 14h30

Segundo a Juíza Dra. Carine Labres, “esse é o primeiro passo para o reconhecimento do recém-nascido como um ser presente no universo jurídico, a partir do momento da certidão de nascimento entregue aos pais toda criança já passa a ser detentora sujeita de direitos e deveres”, declarou a magistrada.