Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Irpen-PR e MP-PR firmam convênio para acesso à base de dados do Registro Civil

Nesta segunda-feira (11.05), o Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (IRPEN) assinou um importante convênio com a Procuradoria Geral da Justiça do Estado do Paraná para que os promotores públicos do Estado passem a ter acesso ao banco de dados do Registro Civil paranaense disponível através do site www.e-certidoes.com.br.

 dscn0792

Estiveram presentes na assinatura o presidente do IRPEN, Arion Toledo Cavalheiro Junior, o diretor Claudio Roberto Bley Carneiro, e o assessor jurídico do Instituto, Fernando Abreu Costa Junior. Na ocasião, os diretores da entidade foram recepcionados pelo Procurador Geral da Justiça do Estado do Paraná, Gilberto Giacóia, e pelo Subprocurador Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucionais, Bruno Sérgio Galatto.

 

Para o Procurador Geral do Estado “a celebração deste convênio vai ao encontro do propósito de utilizar as estruturas públicas em beneficio da sociedade, tratando-se de um convênio que já vem com o resultado importante para o Ministério Público do Paraná facilitando os acessos às informações que demandariam providências demoradas que fatalmente trariam prejuízo aos processos”, disse.

 

O presidente do Irpen-PR Arion Toledo Cavalheiro Júnior falou sobre o empenho da entidade em firmar o convênio que certamente dará mais celeridade às demandas do MP-PR. Segundo Arion o banco de dados do registro civil do Estado do Paraná já conta com mais de 10 mil atos e a previsão de abastecimento é uma constante no trabalho desenvolvido pelas entidades de classe que representam o registrador civil de pessoas naturais.

 

Já o Subprocurador Bruno Sérgio Galatto, disse sentir-se realizado com a conjugação de esforços, considerando que em um País com tantas diferenças estruturais a união entre o IRPEN e o Ministério Público tem a  intenção única de melhor servir à sociedade.