Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Irpen realiza workshop sobre tecnologia e destaca a importância da CRC Nacional

O Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen/PR) realizou, no último sábado 24 de agosto, o workshop “Diálogo sobre Tecnologia – Desmistificando o Registro Eletrônico dentro do RCPN”, com foco na Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional).

O objetivo do evento foi proporcionar aos associados e seus colaboradores uma manhã cheia de novidades e aprendizado sobre o assunto, sendo que o workshop aconteceu no Grand Hotel Rayon, em Curitiba. 

Os convidados foram recebidos pela presidente do Irpen, Elisabete Regina Vedovatto, que classificou a iniciativa da entidade como uma oportunidade de ampliar o conhecimento na área de tecnologia. Elisabete agradeceu a presença de todos e os parabenizou pelo trabalho ímpar que vem sendo realizado nas serventias.

No workshop, Vedovatto pontuou sobre as ações que a entidade vem desenvolvendo. “Estamos trabalhando no Ofício da Cidadania, bem como realizando visitas à Casa Civil, para buscarmos efetivar a questão do documento de identidade e alguns serviços do Detran, projetos esses, que estão em andamento”, destaca. 

A presidente do Irpen também salientou sobre a publicação do Provimento 85, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para cumprimento da Agenda 2030. “O objetivo maior da Agenda é a sustentabilidade, então tudo que pudermos fazer nesse sentido nos cartórios será de grande valia”, considera, ao exemplificar que, estimular a diminuição de copos plásticos e a reutilização de papel para impressão, de uso interno, fará toda a diferença na contribuição para com a natureza.

Durante o evento, Elisabete convidou a todos para participar do XXV Congresso Nacional do Registro Civil (CONARCI). O evento será realizado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), entre os dias 21 e 22 de novembro, no Zagaia Eco Resort, em Bonito, Mato Grosso do Sul. Inscrições abertas, clique aqui

O palestrante convidado Luis Carlos Vendramin Júnior, presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) e coordenador da CRC Nacional, trouxe mais detalhes aos convidados, sobre a utilização da plataforma.

“Já são quase sete anos de operações consolidadas da CRC Nacional e acredito que o Registro Civil é, ao meu ver, uma das especialidades que se encontram mais integradas no Brasil”, disse, ao enfatizar que o investimento realizado em segurança é de extrema importância.

Vendramin destacou assuntos relacionados ao Ofício da Cidadania, certificação digital e também fez uma análise sobre o serviço oferecido no Chile e as particularidades do sistema implementado naquele país, fazendo uma comparação com o cenário brasileiro. O presidente da Arpen/SP falou ainda sobre o portal de Transparência do Registro Civil, o qual foi desenvolvido para disponibilizar ao cidadão informações e dados estatísticos sobre nascimentos, casamentos e óbitos, entre outros conteúdos.

Completou que “hoje o usuário consegue realizar vários serviços no cartório de Registro Civil, como requerer uma certidão, fazer uma retificação de um registro, por exemplo, do estado do Acre aqui no Paraná, enfim, o que nos orgulha muito”.

Ao final de sua palestra, o convidado avaliou o workshop como essencial. “O evento foi muito produtivo, onde pudemos auxiliar e tirar dúvidas sobre a CRC. Além disso, compartilhar uma visão macro do que está sendo feito a nível nacional e aonde o Registro Civil quer chegar”, encerrou Vendramin.

Também ministrou no evento o responsável pela supervisão de suporte da CRC Nacional, Humberto Briones de Souza, que explicou um dos objetivos principais da plataforma que é “atender a população com maior agilidade e qualidade do serviço”.

Souza mostrou aos presentes o funcionamento da CRC na prática, as novidades, bem como um passo a passo para instalação de plug-ins e de um aplicativo para a utilização do sistema em navegadores específicos, como Google Chrome, Mozilla Firefox e Ópera.

O palestrante também apresentou exemplos e funcionalidades da CRC em uma área de testes, destacando alguns serviços. “Falamos sobre auditoria de CPF, que é um módulo novo, cancelamento de CPF por motivo de adoção, alteração de nome por gênero, pelo Provimento 73, relatório centralizado de atos, que tem disponível para facilitar a consulta dos cartórios e ainda, sobre correição online e o novo assinador”, pontuou.

Para o diretor acadêmico do Irpen/PR, Yuri Amorim da Cunha, o evento só veio a somar. “O workshop contribuiu para que possamos prestar um melhor serviço à população, pois muitas funcionalidades que até então eram pouco utilizadas ou mesmo não utilizadas por desconhecimento, foram mostradas. Assim como foi exposto de um ponto bem interessante, as novas perspectivas a respeito da identidade do cidadão brasileiro, num futuro próximo”, considerou Cunha. 

Já o participante Paulo Roberto Vasconcelos Filho, oficial do Registro Civil de Palmeira, disse que o evento realizado pelo Irpen/PR e voltado para a área de tecnologia é uma revolução que está acontecendo no Registro Civil. “A tendência é a tecnologia fazer cada vez mais parte de nosso dia a dia e atrelado a isso, o documento único e a certificação digital fazem parte desse futuro”, explicou. 

O evento teve o apoio do Instituto de Estudos dos Notários e Registradores (Inoreg) e contou com a participação de membros da diretoria do Irpen/PR, associados e colaboradores.