Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Juízes de Paz do DF são homenageados em cerimônia no TJDFT

A Corregedoria da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios promoveu, nessa quinta-feira, 6/10, cerimônia de comemoração pelo Dia do Juiz de Paz, celebrado em 15 de outubro. A data foi instituída pela Lei Distrital 3.987, de 4 de junho de 2007. O evento aconteceu no Auditório Sepúlveda Pertence, teve transmissão ao vivo pelo canal do TJDFT no YouTube e encontra-se com acesso disponível na plataforma.

 

Com o objetivo de reconhecer e valorizar o esforço laboral dos Juízes de Paz, cuja atuação desempenha papel de fundamental relevância em nossa unidade federativa, foram homenageados 42 Juízes de Paz, atualmente em atividade no Distrito Federal, que receberam das mãos do Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, do  Corregedor da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Desembargador J. J. Costa Carvalho, e das demais autoridades que compuseram a mesa, um certificado de reconhecimento da relevância de seus serviços. Na cerimônia, houve, ainda, homenagem especial à Doutora Eunice Oliveira Pennaforte, um ícone da carreira no DF, que contribuiu com a Justiça local por quase 40 anos.

 

Na abertura da cerimônia, o anfitrião do evento, Corregedor da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Desembargador J. J. Costa Carvalho, relembrou a antiguidade do nobre ofício dos Juízes de Paz, que remonta aos tempos do Império, em 1824. O Corregedor, em breves palavras, relembrou a trajetória do ofício, desde a sua criação até os dias atuais. “A Justiça de Paz mantém, de forma intacta, sua relevância e prestígio, conservando a envergadura constitucional sob a égide carta política de 1988 para a consecução de sua vocação cidadã.”

 

Em nome de todos os homenageados, o Juiz de Paz do 7º Ofício de Registro Civil, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Ceilândia, Jorge Luiz Vescia Lunkes, falou do significado do serviço da Justiça de Paz recitando duas estrofes de um poema de Gabriela Mistral, que fala sobre o prazer de servir, que, segundo o Juiz, é o “norte dos nossos trabalhos”. Em sua fala, o juiz exemplificou a natureza do serviço da Justiça de Paz e o seu valor, que é em prol do próximo.

 

O Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, agradeceu aos homenageados pelo serviço prestado. “Nossa palavra é de agradecimento, de gratidão aos senhores Juízes de Paz e Juízas, que tanto colaboram com o nosso TJDFT”. O dirigente da Corte destacou que o DF tem um corpo de Juízes de Paz bastante qualificado.

 

Prestigiaram também o  evento, o 1º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Angelo Passareli; o Titular da Promotoria de Justiça de Registros Públicos, Ivaldo Lemos Júnior, representando a Procuradora-Geral de Justiça do DF e Territórios, Fabiana Barreto; os Juízes Auxiliares da Corregedoria, Eduardo Rosas e Clarissa Masili,  demais Juízes de Paz agraciados, familiares e outras autoridades.

 

Fonte: TJDF