Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

MG: Recivil realiza mutirão de documentação nas cidades mineiras

Mutirões fizeram parte de mais uma etapa do projeto social em parceria com o Ministério Público Itinerante

Nos dias 23, 24 e 25 de maio, a equipe de projetos sociais do Recivil esteve nas cidades de Divisa Alegre, Itaobim e Padre Paraíso, para a realização de mais uma etapa do projeto social de documentação civil gratuita em parceira com o Ministério Público Itinerante (MPI).

O projeto do MPI visa atender municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Durante os três dias, o Recivil atendeu 377 pessoas. Todos os mutirões contaram com a participação dos registradores civis das cidades atendidas.

Para o oficial de Padre Paraíso, Diego Ferdinando Mendes Oliveira, esta foi uma oportunidade para que as pessoas tivessem acesso a seus direitos básicos

 

“A presença do Recivil em parceria com o Ministério Público Itinerante é de extrema e fundamental importância nesta cidade e região, onde se verifica um baixo Índice de Desenvolvimento Humano e dificuldade de acesso a justiça. Parcerias como esta, proporciona a população de baixa renda o acesso aos direitos básicos, e uma maior eficácia no exercício da cidadania e dignidade”, disse ele.

 

O registrador de Itaobim, Irênio de Jesus Fernandes Ribeiro, também participou do mutirão realizado em  sua cidade. Para ele, o evento foi importante para a conscientização da população.

“Este evento foi muito importante para a sociedade local. A mobilização foi muito boa. Acredito que este tipo de ação faz que com as pessoas fiquem mais atentas em relação aos seus direitos e à importância de seus documentos. Entendo que projetos desse porte devem ser feitos para melhorar a vida do cidadão”, disse.

O distrito de Divisa Alegre também foi um dos atendidos. A registradora civil da cidade, Eliana Vitorina de Jesus Cascalho, achou positiva a participação do Recivil nesta parceria com o MPI, porque ela aproxima o Sindicato com os registradores de pequenos municípios.

“Acho muito interessante essa parceria, pois ajuda a comunidade carente e aproxima o Recivil de nós oficiais, para que possamos dar opinião sobre nosso trabalho”, salientou a oficiala.

Veja os dados dos atendimentos desta etapa:


Divisa Alegre

39 certidões
12 retificações
Total – 51 atendimentos


Itaobim

136 certidões
10 retificações
Total – 146 atendimentos


Padre Paraíso

145 certidões
35 retificações
Total – 180 atendimentos

Total – 377 atendimentos