Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

MP do Maranhão quer evitar o registro de nomes constrangedores

A orientação foi proposta pelo promotor de Justiça Especializada na Defesa do Consumidor e dos Direitos Fundamentais de Imperatriz, Sandro Bíscaro. Uma recomendação do Ministério Público do Maranhão tenta evitar que pais registrem seus filhos com nomes que criem constrangimentos. O documento foi emitido aos cartórios de registros civil de pessoas naturais dos municípios de Imperatriz, Governador Edison Lobão, Davinópolis e Vila Nova dos Martírios.

A orientação foi proposta pelo promotor de Justiça Especializada na Defesa do Consumidor e dos Direitos Fundamentais de Imperatriz, Sandro Bíscaro, e tem embasamento na lei de registro público. Ele explica que é uma situação delicada: “é um problema, porque de um lado o cidadão tem o direito de colocar o nome que ele bem entender, mas de outro lado o pai não pode comprometer a saúde emocional, e até psicológica de um filho por conta de um capricho seu. É claro que isso vai passar basicamente por um trabalho de convencimento do oficial ou do juiz e tentar demover a pessoa dessa ideia”, explica.O promotor destaca que nem sempre o problema é na grafia, e sim no significado do nome. De acordo com a recomendação, o funcionário do cartório que observar a possibilidade de constrangimento, por causa do nome a ser registrado deve tentar convencer os pais a optarem por outro. Se houver resistência o caso deve ser encaminhado ao juiz competente.

O registro nos cartórios deverá ser feito por intermédio do oficial ou sub oficial responsável. Sandro Bíscaro afirma que tem mantido o diálogo com o Ministério Público e Estadual para que a medida seja estendida para todo o estado.


Deprecated: O arquivo Elementor\Scheme_Color está obsoleto desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use Elementor\Core\Schemes\Color. in /home/arpenbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5569

Deprecated: O arquivo Elementor\Scheme_Typography está obsoleto desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use Elementor\Core\Schemes\Typography. in /home/arpenbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5569