Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

MS Notícias – Primeiro semestre em MS: número de mortes é 110% maior que em 2019

Mato Grosso do Sul registrou 110% mais mortes neste 1º semestre de 2021 do que o número de mortes ocorridas em 2019 (antes da pandemia). O estado também registrou o 2º menor número de nascidos, o menor percentual foi em 2020. Os dados são Cartórios sul-mato-grossenses. 

 

A doença fez, até o momento, 8.400 mil vítimas fatais em MS. De acordo com números absolutos, foram registrados 13.952 óbitos até o final do mês de junho.

 

O número, que já é o maior da história em um primeiro semestre, é 105% maior que a média histórica de óbitos em MS, e 70% maior que os ocorridos no ano passado, com a pandemia já instalada há um ano e quatro meses no Estado.

 

Os nascidos em MS foram 22.343 bebês, queda de 7,6% em relação à 2019, mas maior que os 14.883 registros de nascidos vivos de 2020, o menor número semestral da história do Estado.

 

Segundo as entidades cartorárias, o número de mortes perto do número de nascidos gera um menor crescimento vegetativo da população no Estado o que leva ao uma situação nunca vivenciada, a igualação entre o número de nascimentos do número de óbitos.

 

A diferença entre nascimentos e óbitos que sempre esteve na média de 14.897 mil nascimentos a mais, caiu para apenas 8.391 mil em 2021, uma redução de 43,7% na variação em relação à média histórica. Em relação a 2020, a queda foi de 40,2%, e em relação a 2019 foi de 48,1%.

 

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), cruzados com os dados históricos do estudo Estatísticas do Registro Civil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos dados dos próprios cartórios brasileiros.

 

“Acompanhar os dados no Portal da Transparência é uma forma de informação capaz de conscientizar a população através dos números, pois eles refletem fielmente o que está acontecendo e no país e no estado”, destaca o presidente da Arpen-MS, Marcus Roza.

 

“Notamos que nos últimos meses, houve um aumento nos números de óbitos e uma queda nos nascimentos, resultando em um menor crescimento vegetativo da população, informação crucial para o planejamento das políticas públicas no Estado”, completa.

 

Fonte: MS Notícias


Deprecated: O arquivo Elementor\Scheme_Color está obsoleto desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use Elementor\Core\Schemes\Color. in /home/arpenbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5569

Deprecated: O arquivo Elementor\Scheme_Typography está obsoleto desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use Elementor\Core\Schemes\Typography. in /home/arpenbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5569