Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Mutirão de documentação é realizado pelo Recivil no Sul de Minas

Centenas de pessoas foram atendidas durante os três dias mutirões em Santa Rita de Caldas, Jacutinga e Caldas.

O Recivil realizou mutirões na região sul de Minas Gerais entre dias 16 e 18 de julho. O Sindicato recebeu pedidos de alguns municípios da região para a realização dos mutirões de documentação civil básica. Como não foi possível fazer o atendimento em todos os locais pedidos, de forma individualizada, foi priorizado o atendimento por polos. Os municípios de Santa Rita de Caldas, Caldas e também Jacutinga foram os beneficiados com os eventos.

A divulgação dos mutirões ficou a cargo dos próprios municípios, que disponibilizaram carros de som, comunicado em escolas, centros de saúde, igrejas e rádios comunitárias.

Durante os mutirões nos três municípios foram emitidos 300 pedidos de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, mais uma retificação de nascimento, além de mais de 300 carteiras de identidade, emitidas pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil. Todos os serviços foram gratuitos, inclusive a realização de fotos para as identidades.

A dificuldade dos moradores da zona rural em se deslocar e o baixo poder aquisitivo foram destacados pelo presidente da Câmara Municipal de Caldas como o motivo principal para que o mutirão fosse solicitado no município. A cidade ainda ofereceu a população os serviços de aferição de pressão e medição da glicemia em parceria com uma farmácia da cidade. A vereadora de Jacutinga, Estela Mares Martins Nicoletti, agradeceu a presença do Recivil e informou que a população se mobilizou para participar e aproveitar a gratuidade do evento.

Para que esse resultado fosse possível, foi fundamental a colaboração dos oficiais dos Cartórios de Registro Civil das cidades atendidas, o que possibilitou as pessoas registradas nas cidades e não possuíam sua certidão em bom estado pudessem ter a segunda via emitida na hora e assim ter acesso à emissão da identidade.