Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

No DF, pessoa não-binária tem direito à retificação de registro civil reconhecido pela Justiça

Decisão inédita do TJDFT determina retificação de nome e sexo de pessoa não-binária em documento de registro civil

 

Em uma decisão inédita, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território (TJDFT) reconheceu o direito à correção de nome e sexo no Registro Civil (RG) de uma pessoa não-binária.

 

Os dados do processo são mantidos em sigilo para resguardar a privacidade da parte, mas a informação foi confirmada pela Coletiva de Assessoria Popular Candanga. De acordo com a coletiva, a decisão em pleno mês de julho, que é o mês do orgulho não-binário é uma conquista histórica.

 

“O desacordo entre o registro civil e a identidade submete a pessoa a diversos tipos de preconceitos injustificáveis”, afirma a Candanga.

 

A pessoa diretamente beneficiada pela decisão terá o direito de alterar orientação sexual e nome em seu RG, mas a decisão cria precedentes para que outras pessoas nas mesmas condições tenham garantido o direito de fazer a retificação.

 

Para o advogado Rudá Alves, que propôs a ação, o reconhecimento civil é importante para o bem-estar e o exercício da justiça e igualdade.

 

“O Estado não deve construir identidades, e sim reconhece-las como reflexo de uma sociedade pluralista e sem preconceitos, onde se busca a harmonia social e comprometimento com os direitos humanos e fundamentais”, comemorou o advogado.

 

Fonte: Brasil de Fato


Deprecated: O arquivo Elementor\Scheme_Color está obsoleto desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use Elementor\Core\Schemes\Color. in /home/arpenbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5569

Deprecated: O arquivo Elementor\Scheme_Typography está obsoleto desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use Elementor\Core\Schemes\Typography. in /home/arpenbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5569