Logo-Arpen-BR-Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Novas regras para concursos de tabeliães estão em discussão no Link CNJ

Novas regras para concursos de tabeliães estão em discussão no Link CNJ

 

O Link CNJ leva ao ar esta semana as novas regras para concursos de tabeliães estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça. As mudanças aprovadas estabelecem a ampliação do número de candidatos cotistas aptos a avançarem de uma fase a outra do certame; o estabelecimento das cotas por classe de rendimento das serventias; e ainda mudança no peso atribuído aos títulos e a dilatação do prazo de inscrição para os candidatos hipossuficientes.

 

As alterações foram aprovadas por todos os conselheiros do CNJ e consideradas pela sociedade civil como iniciativa de a inserção social e de democratização do acesso à prestação do serviço extrajudicial.

 

O programa inédito será transmitido pela TV Justiça nesta quinta-feira (15/12) às 21h e também pelo canal do CNJ no YouTube. Na edição de hoje participam o advogado Saulo Vida, dirigente da Afro-Gabinete de Articulação Institucional e Jurídica (a ONG Aganju) e o advogado Tiago de Lima Almeida, presidente da Comissão Especial de Direito Notarial e Registral da OAB.

 

No quadro Uma História, o programa conversa com Eduardo Calmon de Almeida César, juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de justiça do Tribunal de Justiça do Mato Grosso. Ele faz parte da banca do concurso mais recente para cartórios do estado e também analisa as mudanças feitas pelo CNJ nas regras para esses concursos em todo o país.

 

Toda semana o Link CNJ faz o registro das últimas decisões do Conselho Nacional de Justiça e apresenta os destaques das redes sociais do CNJ. Além da transmissão da noite desta quinta, a edição do Link CNJ terá reprises programadas na TV Justiça na sexta (7h), sábado (12h), domingo (14h) e terça-feira (7h30). O programa permanece disponível no YouTube continuamente.

 

Fonte: CNJ