Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Oficiais do oeste paranaense participam em Cascavel do 22º Seminário de Registro Civil

Cascavel (PR)Em um auditório ocupado por 120 oficiais de Registro Civil de Cascavel e região, o 22º Seminário de Trabalho Registral Civil trouxe aos cartorários as novidades sobre os novos Provimentos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tratam sobre o reconhecimento da paternidade e maternidade socioafetiva, apostilamento de documentos, multiparentalidade e o novo Código de Normas do Paraná.

A abertura do Seminário foi feita pela vice-presidente do Instituto de Registro Civil de Pessoas Naturais do Paraná (Irpen/PR), Elisabete Regina Vedovatto, que falou sobre a união neste momento de ascensão no Registro Civil. “Vivemos um momento único, que é a transferência da maioria dos atos do judiciário para os Cartórios. Este é o momento de nos unirmos ainda mais e nos prepararmos para as novidades que estão por vir”, declarou.


Já o presidente do Irpen, Arion Toledo Cavalheiro Junior, fez questão de dar ênfase à Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), falou sobre a importância da Central, que hoje conta 150 milhões de atos realizados, e que ajudou a unir ainda mais a classe. “A CRC foi uma grande conquista pra nós, que conseguimos com muita luta. Ela é a principal porta para manter a atividade viva, porque é através dela que vamos mostrar a população que podemos oferecer um serviço de qualidade, com segurança jurídica e rapidez”, afirmou.

Cavalheiro Júnior ainda anunciou qual será o principal serviço a ser trazido para as serventias do Estado; a inspeção veicular. “Isto (inspeção veicular) é o que vai de fato trazer sustentabilidade para o cartório, pois independente da cidade, tenha ela 1 milhão ou 10 mil habitantes, sempre vai ter a motinho, o fusquinha e o Corcel para inspecionar”, brincou.


O evento contou ainda com nomes de expressão no meio registral, como o doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP) e oficial de Registro Civil de Paço, na cidade de Salvador (BA), Christiano Cassettari, o jurista Rodrigo Calderón, diretor nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFam), o assessor jurídico do Instituto de Registro Civil de Pessoas Naturais do Paraná (Irpen-PR) Fernando Abreu Costa Junior, e a servidora pública federal do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) Carla Concepción Zanella Kantek.

 

Impressões

Ao final do evento, a impressão que ficou aos ouvintes foram as mais positivas possíveis. Para Rodrigo Ivan Alves, substituto do Cartório de Registro Civil de Ouro Verde do Oeste, este evento serviu para preparar ainda mais os oficias para a rotina de atendimento ao balcão. “Este Seminário foi muito proveitoso, porque veio trazer para o interior as principais novidades na atividade, o que servirá para aplicarmos na prática aos cartórios, atendendo assim melhor a população”, disse.

Rosane Giacomel Dall´Agnolo, do Registro Civil de Catanduvas, disse que o “evento veio nos ajudar muito com os novos provimentos que foram editados, e recebemos várias aulas que nos deixaram mais capacitados para atender as demandas da sociedade”.

Já Eliseu Schwambach, do Serviço Distrital Civil de São José das Palmeiras, afirmou que o evento foi primordial para os registradores do Oeste do Paraná. “Este evento veio na hora certa, porque estamos num momento de mudanças, então trazer para esta região do Estado os novos Provimentos e os detalhes do Novo Código de normas foi uma bela iniciativa do Irpen”, declarou.