Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Pai Presente em Goiás é tema da Rádio Justiça na manhã desta sexta-feira

Em referência ao Dia dos Pais, comemorado neste domingo (10), a Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal (STF) aborda esta semana o Projeto Pai Presente, executado em Goiás pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJGO). Na manhã desta sexta-feira (8) o crescente trabalho desenvolvido com o projeto no Estado foi destaque especial da programação com a entrevista ao vivo do juiz Márcio de Castro Molinari, auxiliar da Corregedoria e coordenador do Pai Presente em Goiás.

Durante a reportagem, o magistrado explicou as várias nuances do projeto em Goiás, sua importância no âmbito social e a forma simples e rápida para concretizar o reconhecimento paterno por meio do programa. “O projeto tem forte cunho social e deve ser difundido em todos os meios, pois qualquer pessoa que almeja esse reconhecimento possui o direito assegurado através do Pai Presente de forma simples, rápida e sem burocracia. Em Goiás, o projeto está se expandindo pelo Estado e na capital temos uma sala própria que funciona dentro do fórum para atendimentos contínuos de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Todo o procedimento é feito na hora”, frisou.

As possíveis consequências advindas com a ausência do pai na vida de uma pessoa e a privação de direitos básicos do ponto de vista jurídico para quem não tem o nome do pai na certidão de nascimento foram acentuados por Márcio Molinari. “A inclusão social é um ponto fundamental nesse sentido, já que além dos filhos conquistarem o reconhecimento de seus pais e passarem a usufruir de direitos pessoais e patrimoniais, a contribuição positiva e fundamental no aspecto psicológico e afetivo é o maior benefício. O alcance do projeto é muito amplo. Pesquisas sérias demonstram, por exemplo, que 80% dos menores infratores vieram de lares desagregados”, pontuou.