A alegria deu o tom do encontro de pais e mães, ao compartilhar o reconhecimento de seus filhos, na 38a. Edição do Programa Pai Presente, desenvolvido pela Assessoria Especial da Presidência para Assuntos Institucionais do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.
A estatística, divulgada no início da tarde desta quarta (6), apontou para um aproveitamento de 72% entre os resultados do exame de paterrnidade apurados após coleta de material dos candidatos a papai, conforme orientado pelo Núcleo de Conciliação do Fórum das Famílias, em Nazaré.
Entre os pais felizes, o aposentado Adilson Ferreira Sacramento comemorava a paternidade do filho Rian. Ele teve um breve relacionamento com Renata França Cruz, e confirmou ser o pai biológico de Rian.
A mãe está tem em um novo casamento, mas mantém a amizade e o respeito com Adilson. “Decidi pedir para ele fazer o exame e deu positivo. Assim, tudo se esclareceu e ficamos todos felizes”, disse Renata.
Já o pai, Adilson, garantiu diversão, segundo ele, para os próximos anos. A filha mais velha já está adulta, com 23 anos, e uma “criança sempre é motivo de alegria”, acrescentou o ex-operário da empresa Caraíba Metais.
ZEZÉ DE CAMARGO
No caso do pai Crispiniano da Cruz Sobrinho e da mãe, Laís Souza Pereira, o padrinho indireto do namoro foi o cantor famoso nacionalmente pelas músicas no gênero sertanejo: eles se conheceram num show de Zezé de Camargo.
Crispiniano e Laís lembram, bem-humorados, como foi o súbito e rápido encontro, no show do maior ídolo. “É o amor, que mexe com minha cabeça e me deixa assim”, cantarolou o pai, lembrando o verso mais famoso da carreira do cantor, que tem Luciano como parceiro musical.
O resultado da cantoria é o bebê Cristian Felipe. Antes de sair o resultado positivo, o pai mantinha-se tranquilo ao lado da mãe, com quem não chegou a construir um relacionamento. Pela semelhança física não havia dúvida. “Não dá pra negar não”, dizia, com a aprovação da amiga genitora.
‘ARTILHEIRO’
Outro pai felizão presente nesta terça (6) ao Pai Presente foi Antonio Balbino Santos Lima. Auto-intitulado “artilheiro”, imaginando-se um camisa 9 do futebol, Antonio Balbino reconheceu nesta terça-feira (6), seu nono filho, a menina de seis meses Valentina Ferreira Lima.
Orgulhoso de sua extensa prole, Balbino mostrava no celular a beleza de suas crias, com destaque para Brisa, que recentemente chegou ao altar. “Olha ela aqui com o marido e o sobrinho, que é meu neto, foi o guarda de honra na cerimônia de casamento”, afirmou o super-pai.
Somente este ano, o Projeto Pai Presente, incentivado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já promoveu a realização de 119 exames de DNA na Bahia, que permitiram o reconhecimento de paternidade em 48 casos.
MAIOR ALCANCE
Coordenado pela juíza assessora especial Marielza Brandão Franco, o projeto está aberto à participação dos cidadãos a partir da inscrição pela internet, por telefone ou presencialmente. As múltiplas formas permitem maior alcance por parte do Pai Presente.
Os formulários para participação do projeto devem ser entregues em uma das unidades do Cejusc/Balcão de Justiça ou Núcleo de Conciliação. Também pode ser realizada pelos telefones 3372-5167/5076 e 0800-2842252.
O projeto Pai Presente vem alcançando cidades em diversas cidades do interior do estado, a exemplo de Coaraci, Nova Viçosa e Baixa Grande. A Assessoria Especial da Presidência para Assuntos Institucionais vem estimulando as comarcas a participar do projeto.