Há 15 anos no mercado de documentação legal no Brasil, a Autoridade Certificadora Brasileira de Registro (AC BR) auxilia os cartórios de registro civil na modernização e desburocratização dos processos de documentação. Este é o caso Cartório de Registro Civil em Matão (SP), o primeiro a aderir.
De acordo com o titular da serventia, Alberto Varanda, essa parceria de 12 anos já rendeu mais de 12 mil certificados emitidos de forma on-line. “É um trabalho de muita relevância, pelo seu significado como documento para o fim que se reveste”, completou.
Diante dessa longevidade de parceria, a AC BR presenteou o cartório com uma medalha de reconhecimento e agradecimento.
“É gratificante ser reconhecido pelo trabalho que prestamos à sociedade de uma forma geral. A relação pessoal e profissional com o cidadão, usuário do nosso expediente, é implacável, é o Registro Civil que está no seio da comunidade, dando mais suporte ao anexar outros serviços, facilitando cada vez mais a vida de todos. Pois somos reconhecidos como o cartório da cidadania”, celebrou Varanda.
Para o registrador civil, o mercado exige a modernização dos atos de forma a oferecê-los no meio eletrônico. Por isso, os cartórios precisam estar em constante adaptação, que é possível a partir do credenciamento com a AC BR para se tornarem postos emissores de certificados digitais.
“É cada vez mais uma necessidade de se adaptar, facilitando a expedição do documento eletrônico, pela exigência do mercado”, enfatizou.
Varanda ainda relembrou que a decisão de aderir à emissão do certificado digital em 2010 se deu a partir do entendimento que o Registro Civil deve atender às necessidades do cidadão, além de prestar os serviços de forma célere e com credibilidade.
“Com a informação e proposta para emissão do certificado digital no Registro Civil das Pessoas Naturais, tomamos a iniciativa por bem do compromisso profissional e idoneidade do serviço prestado pelos cartórios, visando a maior facilidade para o cidadão, empresários e comerciantes de pequeno e grande porte, existentes nesta cidade de Matão, sem se deslocar para outros centros determinados”, contou o oficial.
Sobre a AC BR
A Autoridade Certificadora Brasileira de Registro (AC BR) foi criada com a missão de inserir os cartórios de Registro brasileiros na era da economia digital. Tendo como meta principal a modernização e desburocratização dos processos de documentação legal do país, a entidade completa 15 anos de história em 2022.
A AC BR se credenciou como Autoridade Certificadora junto à Receita Federal do Brasil, integrando a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.
São Paulo (139) e Minas Gerais (117) são as unidades federativas com a maior adesão dos cartórios no Brasil seguidas da Bahia (82), Paraná (44), Ceará (37) e Pará (36), Espírito Santo (28), Santa Catarina (21), Rio Grande do Sul e Maranhão (20), representando quatro das cinco regiões do país.
Fonte: Assessoria de comunicação – Arpen-Brasil