Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

População do Vale do Rio Doce (MG) recebe Caravana da Cidadania

Vale do Rio Doce (MG) – O Recivil em parceria com o Ministério Público realizou mais uma etapa da Caravana da Cidadania. As cidades contempladas nessa etapa foram Serra Azul de Minas e Santo Antônio do Itambé, respectivamente nos dias 22 e 23 de outubro. 

O critério para selecionar os municípios a serem atendidos leva em conta os relatórios da ONU sobre o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH. Atualmente, as cidades atendidas enfrentam graves problemas com a falta de água e o envolvimento dos jovens com as drogas.

Os mutirões têm como objetivo a diminuição das desigualdades sociais e a promoção da cidadania por meio de serviços de documentação, assistência jurídica, auxílio previdenciário e palestras.

Durante o ano de 2014 foram atendidos 27 municípios. Com recursos da Secretaria de Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), o Recivil esteve presente em sete desses municípios contemplados.

O servidor do Ministério Público, Alec Vieira, responsável pela organização dos eventos desde 2010, ano que se iniciou o projeto itinerante, informou que os mutirões têm caráter cívico, pois promovem o acesso à cidadania por meio da documentação, palestras e atendimentos jurídicos, uma vez que permitem o acesso do cidadão a orientações e pequenos pareceres. “A meta é formar cidadãos felizes na cidade onde moram. Para 2015 já estão previstos 25 municípios para receber a Caravana, e mais uma vez estamos contando com a participação do Recivil”, informou o servidor.

A oficiala de Serra Azul Minas, Marisa Ventura Reis, informou que a região é muito carente. “Os moradores sempre procuram o cartório em busca de diferentes orientações e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) quando necessário envia pedidos de gratuidade”, informou a oficiala, que está na serventia desde o final da década de 80. 

Com certidões bem danificadas, os moradores aproveitaram os eventos para emitir um novo documento. Foi o caso da dona de casa Jadil Adão Ferreira, que levou as certidões dos seus sete filhos. “Fui ao posto de saúde e fiquei sabendo que teria o mutirão e hoje não teria condições de pagar para renovar as certidões, agora vou plastificar todas para não rasgar novamente”, falou Jadil.

O prefeito de Santo Antônio do Itambé, Cecir Alves Diamantino, agradeceu a oportunidade inédita e tão significativa para a população. “O município é um dos que possuem os menores IDH do estado, a população não é carente apenas financeiramente, mas também de informação, nesse sentido o evento possibilita uma proximidade dos moradores com os serviços oferecidos”, acrescentou o prefeito.

O número de habitantes dos municípios atendidos não supera a margem de cinco mil. E em sua maioria, residem na zona rural. Para o deslocamento foi permitido o uso de ônibus escolar para que os moradores chegassem até o evento.

Os dois mutirões possibilitaram o atendimento de 113 pessoas, o que resultou na emissão de 290 pedidos de certidões de nascimento e casamento, além de uma retificação de certidão de nascimento.


Deprecated: O arquivo Elementor\Scheme_Color está obsoleto desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use Elementor\Core\Schemes\Color. in /home/arpenbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5569

Deprecated: O arquivo Elementor\Scheme_Typography está obsoleto desde a versão 2.8.0! Em vez disso, use Elementor\Core\Schemes\Typography. in /home/arpenbrasil/public_html/wp-includes/functions.php on line 5569