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Portal da Transparência do Registro Civil é aliado do ensino da matemática em todo o País

Projeto “A Matemática na Pandemia da Covid-19″, da Unifesp, utiliza dados da plataforma para cálculos e projeções 

 

Durante a pandemia da Covid-19, o Portal da Transparência do Registro Civil, mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), se tornou uma fonte primordial de informação para os principais órgãos governamentais, veículos de imprensa, sociedade civil, auxiliando, inclusive, no ensino da matemática. A plataforma completa fornece dados precisos e atualizados de registros de nascimentos, casamentos e óbitos, dentre outras funcionalidades e filtros. 

 

Foi em abril de 2020, no início do contágio do novo coronavírus no Brasil, que alunos e docentes do campus de Diadema, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), deram início ao projeto de extensão “A Matemática na Pandemia da Covid-19″, utilizando os dados do Portal. “É mais fácil e prazeroso quando vemos aplicação direta, ainda mais quando se trata de um caso real que tem afetado a todo mundo”, resume Leila Thieghi, professora-doutora do Departamento de Física da Unifesp e uma das idealizadoras do Projeto. 

 

“Nossos modelos poderiam utilizar qualquer tipo de dado, mas dados confiáveis e bem apurados fornecem uma análise estatística muito mais adequada, e temos uma melhor representação da realidade”, completa Fabio Luiz Cuppo, docente e coautor do projeto. 

 

Com diversos dados estatísticos relacionados ao Registro Civil, o Portal é uma das fontes de informação do grupo, que compara os números entre regiões, avaliam tendências de subida e descida de óbitos por Covid-19, relacionam derivada e integral através dos números totais e diários, dentre outros estudos. “Há um leque muito grande de opções para análise”, diz a docente. 

 

Outro fator que permite o estudo mais amplo é a agilidade com que a plataforma é abastecida. “A atualização é em tempo real e detalhada por data de óbito e registro, local, sexo, entre outros, e ainda traz dados de óbitos por outras causas para fins de comparação”, completa. 

 

Cálculos expostos pela mídia foram pontapé para estudo 

 

Quando termos como “achatamento da curva” e “crescimento exponencial” passaram a ser usados com frequência por veículos de imprensa para expor os dados da pandemia no País, o grupo da Unifesp começou o Projeto com a intenção de relacionar tópicos importantes da matemática, tais como funções, derivadas e integrais, aos números da Covid-19.  

 

“Nosso objetivo é aplicar conceitos matemáticos importantes, tornando-os mais claros ao público geral. Também é nosso objetivo proporcionar um “letramento matemático” para que as pessoas possam compreender os dados e tirar suas próprias conclusões”, explica Leila. 

 

Com mais de um ano de estudos, a equipe inicialmente formada pelos docentes Leila Thieghi e Fabio Luiz Cuppo e alguns estudantes, possui mais de 1.190 membros, entre alunos da Universidade, professores de ensino fundamental e médio da rede pública e privada de ensino de todo o País, que se reúnem por meio de um grupo no Facebook.  

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen-Brasil 


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