Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Portal da Transparência do Registro Civil é tema de live do jornal Gazeta do Povo, do Paraná

Durante a transmissão, foram abordados detalhes sobre o funcionamento da plataforma e os procedimentos de coleta dos dados nela contidos

 

Na noite de segunda-feira (10.08), o jornal paranaense Gazeta do Povo realizou uma live para apresentar o funcionamento do Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil). A jornalista e colunista do veículo, Cristina Graeml conduziu entrevista com o vice-presidente da Arpen Brasil, Luís Carlos Vendamin Jr.

A conversa foi transmitida, simultaneamente, pelos canais da Gazeta do Povo no YouTube, Twitter, Facebook e pela página inicial do site do jornal. Cerca de 16.500 pessoas acompanharam a transmissão.

Na ocasião, Vendramin pode explicitar o comprometimento dos registradores civis para com a integridade das informações fornecidas pelos médicos que atestam cada óbito que é registrado. “Os Cartórios são proibidos de alterar o conteúdo da Declaração de Óbito. Quem atesta o óbito é o médico. Nós só vamos registrar o que ocorreu”, explicou.

O registrador também explicou as diferenças na metodologia da coleta de dados realizada pelo Portal da Transparência – que se baseia no envio das informações de Cartórios de Registro Civil de todo o País, em conformidade com as leis federais e os prazos por elas definidos – e os dados das autoridades de Saúde Pública. “Como temos objetivos diferentes, o Portal faz um ranqueamento das causas de óbito e, também, dos locais de falecimento – temos mais informações que podem ser exploradas. Cabe aos profissionais de saúde fazer as análises e \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\’rastrear\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\’ as informações”, disse.

Por fim, Vendramin reforçou o compromisso do Registro Civil com a transparência e fornecimento de informações que contribuam com o desenvolvimento de políticas que sirvam para conter o avanço da pandemia. “Essa é a nossa função: disponibilizar as informações para que as pessoas e o Poder Público tenham a ferramenta necessária para tomar medidas mais adequadas”, afirmou.

\"\" 

Clique aqui para assistir na íntegra.