O Recivil lançou mais uma funcionalidade para facilitar a vida do cidadão por meio da Central de Serviços Oficial dos Cartórios de Registro Civil de Minas Gerais (CRC Minas). A partir de agora, quem possuir registro em uma cidade, mas residir em outra, passa a poder retirar as segundas vias das certidões de nascimento, casamento e óbito no cartório de onde mora.
O gerente de TI do sindicato, Rafael Ribeiro, lembra que, até então, dois serviços eram possíveis. As certidões eram retiradas no cartório de origem do registro ou enviadas por correio. “A nova funcionalidade veio para auxiliar ainda mais o cidadão que mora longe do cartório de origem dos seus registros. Acrescenta a oportunidade de quem vive em outro município conseguir, em mãos, sua certidão em pouco tempo”, explica.
Após o pedido do usuário, o cartório recebe uma solicitação para realizar o processo de envio de arquivos entre cartórios.
A modernização dos serviços cartorários é uma prioridade da nova direção do sindicato que, desde o início de sua gestão, vem melhorando os sistemas dos cartórios de registro civil em Minas Gerais. “É uma tendência do Recivil prover cada vez mais soluções tecnológicas para os serviços de registro civil no ambiente virtual. A pandemia apenas acelerou a informatização e a digitalização dos procedimentos, proporcionando celeridade e simplificação deles”, conta.
Para ter acesso à melhoria, o usuário deve se cadastrar e preencher os dados solicitados na CRC Minas clicando aqui.
Fonte: Portal do RI