Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Porto Alegre tem casamento coletivo com primeira união entre homens

Ocorreu na tarde de hoje, 25/9, o casamento coletivo que uniu 25 casais em Porto Alegre. A cerimônia, realizada na galeria de casamentos do Palácio da Justiça, celebrou pela primeira vez a união de um casal do mesmo sexo no local. O evento foi promovido pela Corregedoria Geral da Justiça e o Memorial do Judiciário.
O Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, Diretor do Memorial do Judiciário, pontuou que o casamento é uma das instâncias mais antigas da sociedade e a participação destes casais comprova a importância que ele tem até os dias de hoje. O magistrado ressaltou a presença do primeiro casal de homens a se unir na galeria e desejou felicidades a todos na nova etapa.

Cláudio Luís Silveira Balzani e João Alberto Balzani, aplaudidos, comemoraram a união como algo eterno que representa uma conquista de direitos civis. A cerimônia, conduzida pelo Juiz de Paz Raul Diais, encerrou-se com um brinde entre todos os casais, autoridades e organizadores.
A Corregedoria-Geral da Jusitça e o Memorial do Judiciário, juntamente com o Registro Civil das Pessoas Naturais da 1ª Zona de Porto Alegre promovem gratuitamente dois casamentos coletivos por ano, destinados a casais de baixa renda.

A galeria de casamentos, localizada no mezanino do Palácio da Justiça, começou a funcionar nos anos 1960 e foi reinaugurada em 2010. Desde então, o espaço recebeu nove casamentos coletivos e um total de 195 casais.