Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

PR: CEJUSC de Toledo realiza a 2ª edição do Casamento Coletivo Cidadão

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC – da Comarca de Toledo instituiu, no ano de 2015, o projeto Casamento Coletivo Cidadão, contando com a parceria da Secretaria de Políticas Para as Mulheres do Município de Toledo e do Curso de Direito da Faculdade Sul Brasil. Em sua primeira edição, no ano de 2015, oficializou a união de 114 casais. Já em 2016, o projeto oficializou a união de 186 casais.

O Casamento Coletivo é realizado em várias etapas, desde a habilitação dos casais, oficina para retirada de dúvidas, até a cerimônia. Diante disso, o CEJUSC possui um papel fundamental na realização de todo o procedimento, pois tem a responsabilidade de requerer toda a documentação atualizada do casal em seus municípios de origem e de realizar todos os trâmites burocráticos necessários para a celebração do casamento.

No ano de 2016, foram realizadas 4 cerimônias, entre os meses de maio e junho, pelos Juízes de Direito Denise Terezinha Correa de Melo Krueger e Rodrigo Rodrigues Dias, com autorização da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Os noivos possuem liberdade para convidar familiares e amigos para a cerimônia, sendo que após o termino das cerimônias, é servido um coquetel, o qual é feito pela Cozinha Social de Toledo, para que todos os casais possam comemorar seu matrimônio.

O projeto possibilita a orientação dos interessados quanto ao casamento, dando-lhes eficaz orientação jurídica acerca de suas consequências, além de valorizar a cerimônia, com sua condução pelos magistrados e nas proximidades de suas residências e bairros, dando uma feição realmente cidadã aos atos.