Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Precisou da certidão de nascimento e não achou? É possível tirar este e outros documentos online

No contexto de um mundo cada vez mais digitalizado, a possibilidade de obter a certidão de nascimento online representa um avanço significativo para a cidadania e a inclusão social no Brasil.

 

Já passou pelo aperto de precisar da sua certidão de nascimento e não encontrar? Esse tipo de situação é frequente e o cidadão pode solicitar a segunda via do documento de forma online, sem a necessidade de ir ao cartório, mesmo para receber impresso em casa (além da versão digital).

 

No contexto de um mundo cada vez mais digitalizado, a possibilidade de obter a certidão de nascimento online representa um avanço significativo para a cidadania e a inclusão social no Brasil. Também é possível requerer a segunda via das certidões de casamento e óbito pela internet.

 

No caso da certidão de nascimento, trata-se de um dos documentos mais importantes na vida de uma pessoa. Mais do que uma simples formalidade, ela representa o primeiro passo para o exercício pleno da cidadania, o que garante uma série de direitos e acesso a serviços essenciais, emitido pelo cartório civil.

 

Para tirar uma nova via da certidão basta utilizar o site Registro Civil, canal idealizado pela Arpen Brasil (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil).

 

O primeiro passo é acessar https://www.registrocivil.org.br/

 

Para começar, crie uma conta no site. Depois, vamos exemplificar com a opção “Nascimento”, então, clique nela e preencha os campos informando o estado, a cidade, o cartório e siga preenchendo as demais informações. Sobre os dados do registro, se tiver sua certidão de nascimento antiga, use-a para preencher livro, folha e termo. Mas, se tiver perdido o documento, clique em “próximo”.

 

Agora, escolha a opção do envio do documento, se a segunda via do documento será enviada por email ou impressa em papel oficial. Essa segunda opção será enviada pelos Correios ou poderá ser retirada em um cartório próximo.

 

O próximo passo será observar se todos os dados estão corretos, concordar com os termos de uso e verificar o preço que deve pagar, sem esquecer de conferir o prazo de entrega. 

 

Em seguida, selecione a forma de pagamento, que pode ser por cartão de crédito ou boleto.

 

Fonte: Extra