Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Presidente do Irpen reúne-se com vice-governadora e aborda projetos vitais para o Registro Civil Paranaense

Nesta segunda-feira (09.11), o presidente do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR), Arion Toledo Cavalheiro Júnior, esteve em audiência com a vice-governadora do Estado, Cida Borghetti, para entregar relatório das atividades da entidade e debater dois projetos que estão em andamento: a emissão da carteiras de identidades nos cartórios de Registro Civil e a padronização das declarações de óbito.

Com relação à este último tópico, o presidente do Irpen-PR expôs a necessidade de uma normatização estadual com o objetivo de propiciar a adoção de medidas uniformes visando melhorar o sistema de registro de óbitos no Estado. Um protocolo do pedido já foi feito junto à Secretaria Estadual de Saúde. Como resultado desta conversa, haverá nesta quarta-feira (11.11) reunião do Irpen-PR com o assessor jurídico da Secretaria Estadual de Saúde.
 
Com relação ao projeto de emissão de Carteiras de Identidade nos Registros Civis, após a audiência com a vice-governadora foi realizada reunião na última terça-feira (11.11) com a Secretaria de Segurança Pública, representada pelo chefe de gabinete Roberto Mello Milaneze, e o diretor do Instituto de Identificação do Estado do Paraná, Alcimar de Almeida Garrett. Os projetos citados estão em pleno desenvolvimento e os resultados trarão benefícios tanto aos registradores civis paranaenses quanto à população.

 

O presidente do Irpen-PR apresentou ainda à vice-governadora os trabalhos sociais desenvolvidos pelo Instituto nesta última gestão, em especial o Irpen na Comunidade e as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama (Outubro Rosa) e o câncer de próstata (Novembro Azul).