Home / Comunicação

Notícias

Home / Comunicação

Notícias

Primeira gestão da Arpen/RN busca crescimento do registro civil no estado nordestino

Durante a cerimônia de posse da diretoria, a nova presidente da entidade ressaltou que a evolução da classe passa pelo diálogo com poderes constituídos, aperfeiçoamento das técnicas e articulação e celebração de convênios com órgãos públicos e entidades privadas

 

No último sábado (04.06) ocorreu a eleição e cerimônia de posse da diretoria da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio Grande do Norte (Arpen/RN), que consolidou a criação da entidade representativa do registro civil em solo potiguar. Na ocasião, a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) presidiu a mesa de eleição.

 

Na cerimônia, representando a Arpen-Brasil, estavam presentes Gustavo Fiscarelli e Devanir Garcia, presidente e vice-presidente da associação. Os presidentes e demais diretores de diversas Arpen estaduais também prestigiaram a criação da nova entidade na região nordeste.

 

Ana Lourdes Almeida, empossada como presidente da Arpen/RN, fez a leitura dos objetivos da primeira gestão para o biênio, até dezembro de 2024. Dentre as metas traçadas estão: o diálogo com as autoridades públicas sobre os temas de competência da classe; a aproximação entre os oficiais, interinos e colaboradores; estudar e pesquisar os procedimentos e normas jurídicas que dizem respeito aos ofícios de registro civil das pessoas naturais, proporcionando o desenvolvimento e aperfeiçoamento das técnicas utilizadas; promover a interlocução com todas as associações ligadas à classe de registradores e notários e a articulação e celebração de convênios com órgãos públicos e entidades privadas em conformidade às permissões legais.

 

Entre outros tópicos, Ana Lourdes frisou a importância da coesão do registro civil em todo o país, principalmente com a inclusão de mais uma representante da classe no Brasil. “Vamos nos unir para que consigamos tudo isso. Contamos com o apoio de todos”, resumiu.

 

Fiscarelli ressaltou o papel da associação nacional como base e direção para todas as unidades federativas. “A Arpen-Brasil estará sempre pronta e disposta a atender a Arpen/RN em tudo o que precisarem. Sintam-se – definitivamente – integrados, como uma coirmã, e tudo o que fazemos em âmbito nacional é com o objetivo de defender toda a classe”.

 

Após a cerimônia de posse, deu-se início ao 14º Seminário Nacional e o 1º Simpósio do Registro Civil do Rio Grande do Norte, eventos concomitantes que marcam a criação de novas Arpens estaduais. As duas palestras, com os temas escolhidos pelos membros da Arpen/RN, levando-se em conta as demandas do estado potiguar, foram sobre a Retificação Administrativa e averbação no Registro Civil, com Stael Bahiense de Araújo, e a Multiparentalidade e alteração de nome e sexo diretamente no Registro Civil, com Marcelo Salaroli.

 

O evento contou com a participação dos representantes dos estados de Roraima, Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Confira a composição da primeira diretoria da Arpen/RN

 

Presidência

 

Presidente: Ana Lourdes de Almeida

1º Vice-Presidente: Sadre Pantoja Alho

2º Vice-Presidente: Luzinete Bezerra de Mendonca Fernandes

1º Secretário: Dario José de Oliveira Júnior

2° Secretário: Maria Lucivam Fontes Silva Azevedo

1º Tesoureiro: Joelison Alves Marinho

2º Tesoureiro: Eliane Viana de Sousa

 

Conselho Fiscal

 

Titulares: 

 

Airene José Amaral de Paiva

Cristiana Carlos do Amaral Cantidio

Maria Bernadete Nunes Rego

 

Suplentes:

 

Alcindo Gomes De Araujo Neto

Roeva Larisse Diógenes Ramos de Oliveira Freitas

Márcia Maysa Maia Rocha

 

Comissão Eleitoral

 

Ana Lúcia Ferreira da Costa

Alex Thiago Donato Alves

José Ranulfo Gurgel De Bessa

 

Diretores Técnicos

 

Titulares: 

 

Flavia Figueiredo Santos Macedo

Jeferson Silva Pereira Filho

Giovanni Weine Paulino Chaves, brasileiro

 

Suplentes: 

 

Antonia Jacqueline Vieira de Souza

Sonayra Halenuska Pires Menezes da Costa Câmara 

Priscila Machado Machado dos Santos Dantas 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen-Brasil