Durante a cerimônia de posse da diretoria, a nova presidente da entidade ressaltou que a evolução da classe passa pelo diálogo com poderes constituídos, aperfeiçoamento das técnicas e articulação e celebração de convênios com órgãos públicos e entidades privadas
No último sábado (04.06) ocorreu a eleição e cerimônia de posse da diretoria da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio Grande do Norte (Arpen/RN), que consolidou a criação da entidade representativa do registro civil em solo potiguar. Na ocasião, a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) presidiu a mesa de eleição.
Na cerimônia, representando a Arpen-Brasil, estavam presentes Gustavo Fiscarelli e Devanir Garcia, presidente e vice-presidente da associação. Os presidentes e demais diretores de diversas Arpen estaduais também prestigiaram a criação da nova entidade na região nordeste.
Ana Lourdes Almeida, empossada como presidente da Arpen/RN, fez a leitura dos objetivos da primeira gestão para o biênio, até dezembro de 2024. Dentre as metas traçadas estão: o diálogo com as autoridades públicas sobre os temas de competência da classe; a aproximação entre os oficiais, interinos e colaboradores; estudar e pesquisar os procedimentos e normas jurídicas que dizem respeito aos ofícios de registro civil das pessoas naturais, proporcionando o desenvolvimento e aperfeiçoamento das técnicas utilizadas; promover a interlocução com todas as associações ligadas à classe de registradores e notários e a articulação e celebração de convênios com órgãos públicos e entidades privadas em conformidade às permissões legais.
Entre outros tópicos, Ana Lourdes frisou a importância da coesão do registro civil em todo o país, principalmente com a inclusão de mais uma representante da classe no Brasil. “Vamos nos unir para que consigamos tudo isso. Contamos com o apoio de todos”, resumiu.
Fiscarelli ressaltou o papel da associação nacional como base e direção para todas as unidades federativas. “A Arpen-Brasil estará sempre pronta e disposta a atender a Arpen/RN em tudo o que precisarem. Sintam-se – definitivamente – integrados, como uma coirmã, e tudo o que fazemos em âmbito nacional é com o objetivo de defender toda a classe”.
Após a cerimônia de posse, deu-se início ao 14º Seminário Nacional e o 1º Simpósio do Registro Civil do Rio Grande do Norte, eventos concomitantes que marcam a criação de novas Arpens estaduais. As duas palestras, com os temas escolhidos pelos membros da Arpen/RN, levando-se em conta as demandas do estado potiguar, foram sobre a Retificação Administrativa e averbação no Registro Civil, com Stael Bahiense de Araújo, e a Multiparentalidade e alteração de nome e sexo diretamente no Registro Civil, com Marcelo Salaroli.
O evento contou com a participação dos representantes dos estados de Roraima, Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo.
Confira a composição da primeira diretoria da Arpen/RN
Presidência
Presidente: Ana Lourdes de Almeida
1º Vice-Presidente: Sadre Pantoja Alho
2º Vice-Presidente: Luzinete Bezerra de Mendonca Fernandes
1º Secretário: Dario José de Oliveira Júnior
2° Secretário: Maria Lucivam Fontes Silva Azevedo
1º Tesoureiro: Joelison Alves Marinho
2º Tesoureiro: Eliane Viana de Sousa
Conselho Fiscal
Titulares:
Airene José Amaral de Paiva
Cristiana Carlos do Amaral Cantidio
Maria Bernadete Nunes Rego
Suplentes:
Alcindo Gomes De Araujo Neto
Roeva Larisse Diógenes Ramos de Oliveira Freitas
Márcia Maysa Maia Rocha
Comissão Eleitoral
Ana Lúcia Ferreira da Costa
Alex Thiago Donato Alves
José Ranulfo Gurgel De Bessa
Diretores Técnicos
Titulares:
Flavia Figueiredo Santos Macedo
Jeferson Silva Pereira Filho
Giovanni Weine Paulino Chaves, brasileiro
Suplentes:
Antonia Jacqueline Vieira de Souza
Sonayra Halenuska Pires Menezes da Costa Câmara
Priscila Machado Machado dos Santos Dantas
Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen-Brasil