O pesquisador brasileiro e professor na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, Thomas Fujiwara, desenvolveu um material em que analisa o excesso de mortes no Brasil devido à Covid-19 com base nos dados disponibilizados no Portal da Transparência do Registro Civil.
No material, o professor faz a análise de dados de óbitos em 17 municípios brasileiros com população superior a 1 milhão de pessoas: Belém (PA), Belo Horizonte (BH), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Guarulhos (SP), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Gonçalo (RJ), São Luís (MA) e São Paulo (SP). No estudo, foi realizada comparação entre números do Portal da Transparência e do DATASUS, plataforma do Governo Federal, relativos a 2020 e anos anteriores.
Com o trabalho, o professor também tem o objetivo de ajudar outros pesquisadores a trabalhar com os dados do Portal da Transparência e, assim, fazer suas próprias análises.
Clique aqui e leia o relato de Thomas Fujiwara em seu Twitter sobre seu trabalho. Para conferir o material desenvolvido, clique aqui.