Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Projeto Cidadão realiza Casamento Coletivo em ação social da DPE em Plácido de Castro (AC)

Esta edição foi realizada dentro do projeto “Defensoria ao seu lado, cidadania mais perto de você”, da DPE-AC, que juntamente a parceiros, ofereceram orientação jurídica, emissão de documentos e atendimento de saúde

 

Quarenta e sete casais celebraram a união no casamento coletivo do Projeto Cidadão, do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), no sábado, 25, realizado na sede da Assembleia de Deus, no município de Plácido de Castro. Esta edição foi realizada dentro da programação do projeto ““Defensoria Itinerante, cidadania mais perto de você”, da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE-AC).

 

Emocionados e ansiosos, testemunhas, parentes e a comunidade em geral prestigiaram a cerimônia. Compuseram o dispositivo de honra, o juiz de Direito Mateus Santini, magistrado titular da Comarca de Plácido de Castro e celebrante, o prefeito de Plácido de Castro Camilo da Silva, o defensor Público Celso de Araújo, além de autoridades no Legislativo municipal.

 

Estreando em celebração de casamento coletivo, o juiz de Direito Mateus Santini, também pela primeira vez realiza um casamento na sua comarca de atuação. O magistrado destaca sua emoção e o que essa ação significa para cidadania dos munícipes.

 

“Minha primeira celebração de casamento, uma alegria muito grande representar o Poder Judiciário, tenho orgulho imenso de fazer parte deste momento memorável na vida dos placidianos. Percebemos aqui no comportamento e felicidade das pessoas presentes, o quanto a cidadania é concretizada com ações como essa. Isso aqui é a concretização do direito fundamental do que a Constituição e a Legislação fala a respeito do cidadão. Só tenho a parabenizar”, finalizou.

 

O anfitrião da ação social e coordenador da Cidadania da DPE-AC, defensor Público Celso Araújo agradeceu com o Poder Judiciário e enfatizou a relevância da união de forças entre as instituições. “A Defensoria sempre teve uma parceria muito importante com o Tribunal de Justiça, e aqui em Plácido de Castro, continuamos trabalhando em conjunto. É importante que os parceiros participam, porque a Defensoria sozinha não conseguiria realizar as atividades. Esse é o papel dos parceiros, que é levar cidadania e dignidade para quem mais precisa ”, concluiu o defensor Público. 

 

O primeiro casal a chegar foi Tiago Gundim Moura e Raquel Brito da Conceição, juntos há 14 anos e tem dois filhos. O casal soube da ação através do pastor da igreja que frequentam. Raquel agradeceu pela chance de realizar um sonho de forma gratuita e sobre seu sentimento num dia muito especial. “Ficamos muito agradecidos por essa oportunidade, pois muitas pessoas não tem condições de pagar as taxas. Estou emocionada e ansiosa. Momento único que vou guardar pra sempre”.

 

Quem já participou de outras edições de casamento coletivo, sabe que tradicionalmente, durante a cerimônia, dois casais que ganham destaque com assento central, próximo ao magistrado celebrante. Nesta edição não foi diferente. O casal mais experiente foi representado pelo senhor Edilson Marreira, 67 anos e Maria Perpétua, 62 anos e já estão juntos há 42 anos. Os noivos Mateus Lima, 22 anos, e Karine Braga, 20 anos, representaram o casal mais jovem e estão juntos há quatro anos.

 

Ações dessa natureza só são possíveis graças ao esforço coletivo em prol da comunidade. Portanto, O Tribunal de Justiça do Acre faz um agradecimento especial ao Cartório de Plácido de Castro e a Prefeitura de Plácido de Castro pelo apoio para que cerimônia pudesse ser realizada.

 

Fonte: TJAC