Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Projeto de documentação civil nas Unidades Prisionais de MG continua no mês de julho

Caratinga (MG) – O trabalho de ressocialização do interno no sistema prisional de Minas Gerais, realizado pela Secretaria de Estado de Defesa Social, tem como parceiro o Recivil. Desde fevereiro de 2014, o Departamento de Projetos Sociais tem realizado mutirões de documentação dos detentos em todo o estado para ajudar nos programas de ressocialização. 

O projeto permite ao preso que durante o seu tempo de encarceramento tenha acesso ao núcleo pedagógico das unidades, aos benefícios dos trabalhos internos, além do cartão do Sistema Único de Saúde, o SUS.

No ano passado, a diretora de Atendimento e Ressocialização do Presídio de Caratinga, Kercilene Silva Queoperro dos Reis, solicitou a inclusão da unidade para receber o mutirão por entender que a ressocialização do preso passa pelo acesso a cidadania, e a certidão de nascimento é a garantia para obter os demais documentos. “A unidade já realiza a emissão de CPF, no entanto, é necessário ter a certidão em mãos para que esse processo seja feito,” informou a diretora.

Nessa etapa a cidade de Inhapim também recebeu o mutirão.  Nas duas unidades foram realizados mais de 400 pedidos de certidões.