Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Projeto de documentação ?Identidade Cidadã no Sistema Prisional? atende detentos de Alagoas

Maceió (AL) – Nos dias 16, 17 e 18 de agosto, o Complexo Penitenciário de Maceió (AL), recebeu o projeto de documentação “Identidade Cidadã no Sistema Prisional”. Durante os três dias foram realizados mutirões de documentação, executados pela equipe de Projetos Sociais do Recivil, que atenderam mais de 200 internos das unidades masculina e feminina.

O objetivo do projeto é levar a documentação civil básica para os detentos de todos os estados da federação e assim, viabilizar a inclusão dessas pessoas no processo de ressocialização e nas políticas para com os egressos.

O chefe especial de gestão das unidades penitenciárias do complexo, José Antunes de Oliveira Neto, ressaltou a importância do projeto.

“Esse projeto é muito importante para o reeducando, pois visa o resgate da cidadania do detento através da certidão de nascimento, que possibilitará a emissão dos demais documentos que ele queira solicitar”, declarou ele.

Durante os atendimentos, a equipe do Recivil solicitou a emissão de 233 certidões de nascimento ou casamento, sendo 93 no presídio masculino de segurança máxima e 140 na penitenciária feminina.

O projeto Identidade Cidadã no Sistema Prisional é uma parceria entre o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), a Anoreg-BR e o Recivil. Em maio de 2015, as três entidades assinaram um acordo de cooperação técnica para levar documentação civil básica às pessoas privadas de liberdade em todo o país. A execução do projeto é realizada pelo Recivil e custeada pelo Depen.