Logo Arpen BR Horizontal

Ouvidoria

Home / Comunicação

Notícias

Recivil – Cartórios mineiros estão habilitados para fazerem serviços relacionados ao CPF

A partir desta sexta-feira (10/07), os cartórios de Registro Civil mineiros estão habilitados para fazerem atos de inscrição, alteração, consulta e emissão de segunda via de CPF. Para começar a realizar os serviços é preciso assinar o termo de adesão dentro da CRC Nacional.

O convênio firmado entre a Receita Federal do Brasil (RFB) e a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) tem como base a Lei Federal nº 13.484/17, que transformou os Cartórios de Registro Civil, presentes em todos os municípios e distritos do País, em Ofícios da Cidadania, podendo realizar parcerias com órgãos públicos para a solicitação e entrega de documentos de identificação.

A novidade permitirá ao cidadão sair do cartório já com o documento regularizado para sua utilização e, nos casos em que o sistema interligado com a Receita Federal apontar a necessidade de auditoria, o acompanhamento da situação poderá ser feito de forma online pelo site www.registrocivil.org.br mediante entrega de login/senha ao cidadão.

Para fins de sustentabilidade dos serviços, os Cartórios de Registro Civil poderão cobrar do solicitante uma tarifa de conveniência no valor de R$ 7,00. Já os principais serviços feitos em Cartórios permanecem gratuitos: inscrição no CPF realizada no ato do registro de nascimento e cancelamento no caso de óbito.

Clique aqui e baixe o Guia Rápido 

Clique aqui e baixe o Manual – Cadastro de Pessoas Físicas

Clique aqui e assista ao treinamento online realizado dia 30.06