Os registradores civis de Minas Gerais já podem solicitar segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito de outros estados. Todas as Centrais Estaduais do Registro Civil estão interligadas por meio da Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).
A nova plataforma foi lançada pela Arpen-Brasil na última semana. Segundo o presidente Calixto Wenzel mais de 100 milhões de dados já foram integrados por todas as CRCs. Segundo ele, é vital que todos os registradores mantenham suas centrais sempre atualizadas, para que a população tenha acesso facilitado à base de registros de todo o País.
Os oficiais mineiros tiveram até o dia até 30 de setembro para enviar os atos lavrados desde 1º de janeiro de 1955 a 31 de dezembro de 1959. Quem ainda não enviou deve fazê-lo. Também é preciso encaminhar até o dia 10 do mês subsequente ao da lavratura do registro os dados referentes aos nascimentos, casamentos, óbitos, natimortos e demais atos relativos ao estado civil lavrados, respectivamente, nos Livros “A, “B, “B-Auxiliar, “C, “C-Auxiliar e “E.
O acesso a CRC Nacional é feito via a CRC de cada estado. A CRC-MG está disponível no endereço www.webrecivil.recivil.com.br, no módulo “CRC Outros Estados”. Antes de fazer e receber pedidos, o cartório deve ativar o serviço, clicando no botão “Ativar/Desativar Serventia”. Para saber mais sobre como fazer e receber pedidos clique aqui.